TRT8 inicia III Jornada de Execução Trabalhista - CSJT2
21/08/2014 - Na manhã desta quinta-feira (21), magistrados trabalhistas do 1º e 2º grau estiveram reunidos para a abertura da III Jornada de Execução Trabalhista promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, por meio da Escola Judicial (EJUD8). Com o tema voltado para a “execução coletiva”, o objetivo do evento é sensibilizar os magistrados para o compromisso com a efetividade da execução.
Durante a abertura, a Presidente do TRT8, Desembargadora Odete de Almeida Alves, destacou a importância de participar do evento e o destaque que o Tribunal detém nesta questão. “Vejo, com satisfação, como o TRT8 é bem visto no Brasil pelo que faz na execução, tendo hoje 99% de suas sentenças líquidas. Isto me dá orgulho e uma constatação muito positiva é ver a realização desta reunião e o quanto evoluímos do ano passado até aqui”, afirmou.
O reconhecimento do TRT8 como o tribunal com melhor desempenho em execução no país, devido ao esforço dos magistrados em prolatar sentenças líquidas, foi destacado pelo Ministro Ives Gandra Martins Filho, Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho, em relatório de inspeção realizada em 2013. Para o Diretor da EJUD8, Desembargador Francisco Sérgio Silva Rocha este momento de discussão é de extrema importância para que o Tribunal permaneça neste patamar.
“Os nossos procedimentos são os mais avançados em execução no Brasil, mas temos que continuar discutindo. O TRT8 é reconhecido como um dos tribunais mais efetivos em termos de execução e só permaneceremos assim se continuarmos discutindo e aprimorando a nossa atividade. Espero que todos possamos sair daqui melhores do que entramos, com a possibilidade de melhorar ainda mais a nossa atividade diária”, ressaltou.
O evento seguiu pela manhã com os painéis: “Execução da Sentença Coletiva”, com o Juiz do Trabalho Raimundo Itamar Lemos Fernandes Júnior, a Procuradora-Chefe do Ministério Público do Trabalho na 8ª Região, Gisele Santos Fernandes Góes, e o Procurador do Trabalho Sandoval Alves da Silva; e “Processo de Centralização de Execução no TRT da 8ª Região”, com os Juízes do Trabalho Océlio de Jesus Carneiro de Morais, Melina Russelakis Carneiro e Natasha Schneider. O evento segue pela parte da tarde, com a realização da dinâmica dos trabalhos em grupo.