TRT-MT lança cartilha e glossário que facilitam entendimento da linguagem jurídica - CSJT2
Os textos são diretos, acompanhados por diagramação e design inclusivo e legibilidade acessível para pessoas com deficiência visual.
A Cartilha ‘Linguagem Simples’ e o ‘Glossário Jurídico’ atendem ao Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples.
28/06/2024 - O Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (MT) elaborou duas publicações para tornar o entendimento das informações jurídicas mais acessível. A Cartilha ‘Linguagem Simples’ e o ‘Glossário Jurídico’ atendem ao Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples, aderido pela Justiça do Trabalho mato-grossense.
Confira Cartilha Linguagem Simples
Conforme o documento, uma linguagem de fácil compreensão permite o engajamento da população, aumenta a transparência e promove a inclusão social.
Os materiais foram desenvolvidos pela Seção de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão, em parceria com a Divisão de Transformação Digital e Laboratório de Inovação. As obras também contaram com a revisão e a aprovação do Subcomitê de Acessibilidade e Inclusão e de Atenção à Pessoa Idosa.
Os textos são diretos, acompanhados por diagramação e design inclusivo e legibilidade acessível para pessoas com deficiência visual.
Linguagem Simples
Lançado em dezembro de 2023 pelo CNJ, o Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples é um compromisso firmado entre os tribunais brasileiros para garantir que a linguagem utilizada nas decisões e comunicações judiciais seja clara, objetiva e acessível a todos.
A linguagem simples também pressupõe acessibilidade: os tribunais devem aprimorar formas de inclusão, com uso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e de audiodescrição ou outras ferramentas similares, sempre que possível.
Fonte: TRT da 23ª Região