TRT’s da Amazônia trocam experiências em Encontro de Responsabilidade Socioambiental - CSJT2
09/12/2015 - Na última sexta (04) e sábado (05), ocorreu no TRT8, o 1º Encontro de Gestão da Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho na Amazônia, reunindo todos os Tribunais do Trabalho da Região Amazônica (TRT8, TRT10, TRT11, TRT14, TRT16 e TRT23). Sendo um desdobramento do I Encontro Nacional de Gestão da Responsabilidade Socioambiental da Justiça do Trabalho, teve como objetivo a troca de experiências entre os tribunais e proporcionar maior conhecimento sobre a realidade da Amazônia.
Para isso, a programação teve início com a exposição da Prof. Dr. Violeta Loureiro, que palestrou sobre o tema “Panorama Socioambiental da Amazônia”, apresentando a evolução histórica da Amazônia no contexto econômico e ambiental. Apresentou dados relacionados à exportação na região, o desmatamento provocado pelo crescimento da criação de gado na região, os impactos das hidrelétricas no meio ambiente e no aspecto social, entre outros pontos relacionados ao mundo do trabalho e meio ambiente.
Em se tratando de região Amazônica, Violeta destaca que “o trabalho está muito vinculado à questão ambiental, porque nossa economia está toda montada a base de hidrelétricas, mineradoras, siderúrgicas, garimpos e criação de gado. Todas essas atividades criam enorme impacto sobre o meio ambiente e apresentam com muita frequência formas de trabalho degradante As duas coisas estão muito ligadas e a maior parte dos problemas ambientais não é muito conhecido do ponto de vista científico”.
Para ela, trazer este debate para os profissionais que atuam no judiciário trabalhista é muito propício. “Acredito que muitos dos profissionais que estão nos tribunais do trabalho se preocupam muito com a categoria trabalho e ainda não tiveram a oportunidade de ver como o trabalho se relaciona com o meio ambiente e como o meio ambiente impacto o trabalho. Fizemos um bom diálogo e é importante que o tribunal desperte e chame a atenção das pessoas sobre os riscos que o trabalho corre nessas atividades, que são as atividades básicas da região”, ressaltou.
Após sua exposição, foi realizado o Painel “Relatos de Experiência”, onde gestores de Responsabilidade Socioambiental dos TRT’s da Amazônia apresentaram as ações e projetos que estão sendo desenvolvidos em seus regionais, com foco na responsabilidade Socioambiental. Participaram do painel os servidores Herlon Pereira (TRT8), João Carlos Machado (TRT10), Denise Herzog (TRT11), Celso Gomes (TRT14), Luiz Antônio Pires (TRT16) e Natália Pansonato (TRT23), mediados pelo Desembargador Ilson Pequeno Junior, Coordenador do Comitê Gestor da Política de Responsabilidade Socioambiental da JT e Vice-presidente do TRT14.
Diante do que foi apresentando, o Desembargador Ilson destacou que existe uma semelhança nas propostas dos tribunais da região amazônica e parabenizou a todos. “Há uma identidade de ações que verifico aqui com as explanações. Todos os tribunais da região contemplaram a questão da sustentabilidade em seus planos estratégicos. Parabenizo vocês, sei que não é fácil, sabemos do desafio. E aqui estamos dando um passo gigantesco para que as coisas realmente aconteçam”, declarou.
Encerrando a programação da sexta-feira (04), os participantes assistiram ao filme “Betinho - A esperança equilibrista”, no Cine Olympia. O filme conta a história do sociólogo Hebert de Souza, conhecido como Betinho, que iniciou no Brasil a campanha contra a fome e fundou o IBASE - Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas. Após a exibição do filme, os participantes participaram de um debate com o diretor do filme, Victor Lopes.
Aliança pela Sustentabilidade
Durante a programação, os TRT’s da Amazônia assinaram a Aliança pela Sustentabilidade, onde firmaram o compromisso com a Política Nacional de Responsabilidade Socioambiental. De acordo com o Presidente do TRT8, Desembargador Francisco Sérgio Silva Rocha, a assinatura desta aliança consolida a parceria entre estes tribunais. “Vivemos uma realidade socioambiental, geográfica e climática semelhantes, e os problemas que enfrentamos por conta desta realidade também são semelhantes. Assim, a troca de experiências, informações e saberes, servirá para que tenhamos uma conduta uniforme e melhor, em nossas compras, aquisições e obras”, destacou.
Visita técnica
Encerrando a programação, no sábado (05), os participantes realizaram uma visita técnica à Associação de Mulheres da Ilha de Cotijuba. Localizada na Região Metropolitana de Belém, a Ilha de Cotijuba foi transformada em Área de Proteção Ambiental em 1990, e suas comunidades vivem basicamente da pesca e agricultura de subsistência. Os participantes conheceram o trabalho desenvolvido pela associação, que engloba agricultores das ilhas na produção de priprioca e ucuuba, que abastecem empresas de cosméticos, além de ações realizadas com jovens e idosos da região.
Veja fotos da visita técnica aqui.
Fonte: TRT8 (PA/AP)