Notícias

Voltar TRT-PR em parceria com a Delegacia da Mulher de Curitiba

TRT-PR em parceria com a Delegacia da Mulher de Curitiba

O diretor-geral do Tribunal Superior do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) Vanderlei Crepaldi, representando a  presidente do TRT-PR, desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão, efetuou a doação de diversos equipamentos de informática e mobiliário para a Delegacia da Mulher de Curitiba.  O evento aconteceu na terça-feira (3), na unidade do TRT-PR do Cajuru.

Os microcomputadores e móveis doados tiveram anteriormente baixa patrimonial e já foram substituídos por novos. Foram doados pelo TRT paranaense à Delegacia da Mulher de Curitiba: 24 microcomputadores, 10 impressoras, 7 impressoras multifuncionais, 20 leitores óticos de código de barra, 19 aparelhos de telefone, 54 poltronas, 25 mesas, 16 balcões, 38 cadeiras, 8 armários, 27 estantes, 14 carrinhos para transporte de processos. A lógica deste trabalho conjunto foi explicada pelo diretor-geral do TRT, “esta parceria como as demais, visa a colaboração para que as instituições possam dentro das suas limitações e disponibilidade de recursos contribuir entre si proporcionando um atendimento a sociedade, que em última análise é a nossa destinatária final, independentemente do segmento da atividade pública prestada a sociedade”.

Os números da atividade das delegacias da mulher no Paraná impressionam: as 16 delegacias da mulher no Paraná registraram 37.000 boletins de ocorrência em 2012. Na Delegacia da Mulher de Curitiba em 2012, foram feitos 10.000 boletins, solicitadas 2.143 medidas protetivas de urgência, e realizadas 618 prisões de agressores (dados fornecidos pela delegada chefe da Delegacia da Mulher de Curitiba, Araci Carmem Costa Vargas).

A delegada chefe da Delegacia da Mulher de Curitiba, Araci Carmem Costa Vargas, informa o momento oportuno da parceria, “a delegacia da mulher de Curitiba teve uma ampliação do seu quadro de pessoal e assim houve a necessidade de nós locarmos um outro imóvel maior, nesse imóvel que estamos existe um mobiliário próprio do imóvel. Consequentemente, quando estamos indo para um imóvel que não tem nada, nós necessitávamos de algo de imediato para suprir nossas necessidades e encontramos no Tribunal Regional do Trabalho essas doações que atenderam as nossas expectativas”.

A importância social e a complexidade do atendimento que a Delegacia da Mulher proporciona à população, também foram apresentadas pela delegada. “Nós temos em média 30 boletins de ocorrência por dia, é uma população bastante necessitada, normalmente de classe absolutamente carente. Nós trabalhamos desde crimes contra a honra, a injúria, difamação e a calúnia, que demandam um procedimento mais simples, até crimes muito mais complexos como é o caso do estupro, em que a investigação é absolutamente técnica, demanda investigação com laudos, respostas técnicas e muitas vezes uma investigação na comunidade. Nós temos cerca de 10.000 inquéritos policiais em andamento, então, isso demanda muitos funcionários, serviço externo de intimação, de ordens de serviço, portanto é um órgão policial bastante complexo”.

A Delegada da Coordenadoria das Delegacias da Mulher do PR, Maritza Maira Haise enfatizou a importância do trabalho da delegacia. “A Delegacia da Mulher, no Paraná são 16, atuam na esfera criminal, mas nossa atuação também tem um forte apelo social, porque hoje as mulheres quando sofrem qualquer tipo de violência física, psicológica ou uma violação dos seus direitos, tem a tendência de procurar a delegacia da mulher inicialmente”.

O telefone da Delegacia da Mulher em Curitiba é 3219-8600, em casos de emergência é recomendado acionar o telefone 190.

Esta política do TRT-PR de doação de bens com baixa patrimonial já beneficiou outras entidades, tais como; Instituto Salesiano, Secretaria Municipal de Assistência Social do município de Palotina e APAE Cascavel.

(Fonte: TRT-9)

Rodapé Responsável DCCSJT