Notícias

Voltar TRT-PI realiza treinamento para utilização do PJe nas sessões do Tribunal

TRT-PI realiza treinamento para utilização do PJe nas sessões do Tribunal

O Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-PI) realizou nesta quinta-feira (27) uma simulação da sessão do Pleno utilizando o novo sistema do Processo Judicial Eletrônico (PJe). A atividade reuniu todos os assessores dos gabinetes dos desembargadores, coordenadores das sessões e do Pleno com o intuito de treinarem a utilização do PJe nos julgamentos. O treinamento já vem acontecendo há algumas semanas e está preparando a equipe do TRT-PI para as próximas sessões do dia 1º de julho, da 1ª Turma, e do dia 03 de julho, do Pleno, que serão as primeiras com o novo sistema.

Na Justiça do Trabalho do Piauí, o Processo Judicial Eletrônico já está instalado nas varas de Uruçuí, Valença e Piripiri. O treinamento no Tribunal também serve para preparar a segunda instância do estado para receber os processos oriundos destes locais.

Entenda o PJe

O sistema Processo Judicial eletrônico (PJe) é um software elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a partir da experiência e colaboração de diversos tribunais brasileiros. O objetivo principal do CNJ é manter um sistema de processo judicial eletrônico capaz de permitir a prática de atos processuais diretamente no sistema, assim como o acompanhamento desse processo judicial, independentemente de o processo tramitar na Justiça Federal, na Justiça dos Estados, na Justiça Militar dos Estados e na Justiça do Trabalho.

Além disso, o CNJ pretende convergir os esforços dos tribunais brasileiros para a adoção de uma solução única, gratuita para os próprios tribunais e atenta para requisitos importantes de segurança e de interoperabilidade, racionalizando gastos com elaboração e aquisição de softwares e permitindo o emprego desses valores financeiros e de pessoal em atividades mais dirigidas à finalidade do Judiciário: resolver os conflitos.
 

(Fonte (TRT-22)

Rodapé Responsável DCCSJT