TRT-MT define metas do Programa Trabalho Seguro para o biênio 2014-2015 - CSJT2
16/07/2014 - As metas que deverão nortear as ações do Grupo de Trabalho Interinstitucional de Mato Grosso (Getrin23) nos próximos dois anos já estão valendo. Definidas durante o último encontro dos Gestores Nacionais e Regionais do Programa Trabalho Seguro, as metas deverão ser cumpridas até 2015.
Ao todo foram eleitas seis metas, sendo que duas delas (Meta 1 e Meta 3) tratam de ações de comunicação. Em linhas gerais, estabelecem a necessidade de implementação de um plano de comunicação e de realização de campanhas publicitárias. O foco é, para ambos os casos, o estímulo à prevenção de acidentes nos ambientes laborais.
As ações educativas continuadas, a serem realizadas principalmente junto a estudantes, trabalhadores e empregadores, já presente nas metas do biênio 2012-2013, foram novamente elencadas como objetivos a serem buscados neste e no próximo ano.
Programa Nacional - O Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho é uma iniciativa do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em parceria com diversas instituições públicas e privadas, visando à formulação e execução de projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.
Regionalmente, cada TRT do país instituiu um Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin), com objetivo de dar vazão ao desenvolvimento da política nacional.
Em Mato Grosso, o Getrin23 foi criado no ano de 2012. Presidido pelo TRT/MT, o grupo é formado por órgãos públicos, entidades sociais e empresas e tem como finalidade planejar e executar ações locais contínuas e permanentes voltadas à promoção da saúde do trabalhador, à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança do Trabalho. Leia mais.