TRT-MA abre agenda para receber visitantes para a Mostra dos 70 anos da CLT - CSJT2
TRT-MA abre agenda para receber visitantes para a Mostra dos 70 anos da CLT
O Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região (TRT-MA), por intermédio do Centro de Memória e Cultura da Justiça do Trabalho do Maranhão (Cemoc), está com inscrições abertas para receber grupos de visitantes para a Mostra Comemorativa dos 70 anos da CLT. Podem se inscrever escolas, instituições e grupos da comunidade. A mostra vai acontecer de 15 a 19 de julho deste ano, no Foro Astolfo Serra, sede das varas trabalhistas de São Luís, na Avenida Senador Vitorino Freire, s/nº - Areinha. Os interessados podem entrar em contato direto com o Cemoc pelo email memoria@trt16.jus.br ou pelo telefone (98) 21 09 95 01.
O TRT-MA é o primeiro Tribunal a receber a Mostra dos 70 anos da CLT, bem como o Maranhão é o primeiro Estado que a exibirá, após a exposição no edifício sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília.
Realizada pelo TST, a Mostra é composta por painéis, medalha e selo comemorativo dos 70 anos, fotografias, jornais históricos, processos antigos restaurados, material relativo à CLT publicado recentemente pela grande imprensa, painéis e exemplares do informativo "Labor", do Núcleo de Memória e Pesquisa da Coordenadoria de Gestão Documental do TST. O acervo pertence ao Conselho Nacional do Trabalho (CNT), órgão antecessor do TST, e ao Tribunal, e parte dele fica em exposição permanente no Memorial do TST.
Uma linha do tempo, que reúne as principais conquistas trabalhistas, é um dos destaques da Mostra. O primeiro registro da linha do tempo é a instalação, em 1930, do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio. Também estão registrados a criação da carteira do trabalho, movimentos grevistas do início do século XX, o estabelecimento do salário mínimo, a criação da CLT em 1943, o posterior estabelecimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, do Instituto Nacional de Seguridade Social, e as celebrações dos 40, 50 e 60 anos da Consolidação.
(Fonte: TRT-16)