Notícias

Voltar TRT/AL julga dissídio de radialistas e determina reajuste de 11%

 

(11/10/2016)

O Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 19ª Região (TRT/AL) julgou, na manhã de quarta-feira (05.10), o dissídio coletivo envolvendo o Sindicato de Radiodifusão de Alagoas e as empresas de comunicação pertencentes ao grupos TV Gazeta de Alagoas, Radio Clube de Alagoas, Rádio Gazeta de Alagoas, TV Pajuçara, Sampaio Rádio e Televisão, Rádio O Jornal. Por maioria, os magistrados concederam o reajuste de 11% para a categoria. Da decisão cabe recurso ao Tribunal Superior do Trabalho (TST).

O valor é retroativo a 1º de março de 2016 e corresponde à reposição das perdas salariais em face da inflação ocorrida no período de 1º de março de 2015 a 29 de fevereiro de 2016. De acordo a decisão, as empresas aplicarão o reajuste de 11% também para os trabalhadores que recebem salários superiores ao piso.

Ainda de acordo com a decisão colegiada, o reajuste de 11% também será aplicado aos valores das diárias para viagens e ao auxílio-creche e será extensivo aos funcionários lotados nos demais quadros existentes nas empresas de radiodifusão. Com o reajuste, o valor do piso da categoria passa de R$ 1.158,00 para R$ 1.285,38.

Negociação

A proposta apresentada pela categoria dos radialistas era de um reajuste de 15%, sendo 11% decorrentes de reposição da inflação e 4% de aumento real. A contraproposta imediata trazida pelos representantes das empresas era de 2%.

Ainda durante a fase de tentativa de acordo, o Sindicato acenou que aceitaria um reajuste de 11% a título de reposição salarial, parcelado em três vezes, abrindo mão dos 4% de aumento real. Contudo, os advogados da classe patronal alegaram que as empresas não têm condições de conceder o reajuste e, caso ele venha a ser determinado por decisão judicial, não garantirão a manutenção dos empregos. Uma contraproposta de reajuste de 5,5%, parcelado em três vezes foi feita pelas empresas, mas não foi aceita pelo Sindicato dos Radialistas.

Fonte: TRT19 

Rodapé Responsável DCCSJT