Notícias

Voltar TRT-2 sedia reunião do comitê de ações do Judiciário nas Copas Mundiais de futebol

TRT-2 sedia reunião do comitê de ações do Judiciário nas Copas Mundiais de futebol

O Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP) sediou, na última sexta-feira (10), uma reunião do Comitê Executivo do Fórum Nacional de Coordenação das Ações do Judiciário na Copa do Mundo e das Confederações.

O coordenador do Grupo de Trabalho da Justiça do Trabalho, desembargador Nelson Tomaz Braga, da 1ª Região, explicou que o objetivo do comitê é preparar uma Justiça mais ágil, célere e eficaz para atuar em todo território nacional nos grandes eventos esportivos que se aproximam, e deixar essas melhorias como legado à população.

Para tal, o comitê se reúne para planejar e realizar uma integração nacional com todos os estados da Federação, onde alguns que detêm maior expertise em eventos desse porte, como o Rio de Janeiro, podem auxiliar os outros estados. Perguntado sobre o papel da 2ª Região no comitê, o desembargador respondeu ser “vital, já que São Paulo, conhecido como a ‘máquina do país’, abriga tribunais de grande porte, e trará experiências muito importantes para o comitê”.

Estiveram presentes ao encontro representantes dos tribunais da 1ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, 9ª, 10ª, 11ª, 21ª e 23ª Regiões, além  de procuradores do Ministério Público do Trabalho, todos recebidos pelo desembargador Luiz Antonio Moreira Vidigal, da 2ª Região.

Dando início à reunião, o desembargador paulista retomou a ata anterior, e sublinhou a fiscalização atenta às condições de trabalho das obras da Copa e do PAC, que estão sendo feitas em São Paulo, o que foi endossado e reforçado pela procuradora do MPT Danielle Leite de Pinto Costa.

Após o coordenador destacar a abertura a ideias e colaborações, o magistrado Marlos Augusto Melek congratulou o exemplo do TRT da 2ª Região e disse que pretendia tomar as mesmas iniciativas no seu regional. Em seguida, sugeriu a confecção de uma cartilha a ser elaborada conjuntamente pelo Judiciário, órgãos de controle dos transportes, aduanas e correlatos, visando à instrução de estrangeiros no país, vindos para prestigiar os eventos esportivos; sua ideia foi muito bem acolhida, e protótipos da cartilha já seriam disponibilizados para sugestões na próxima reunião.

(Fonte: TRT 2)

Rodapé Responsável DCCSJT