TRT-15 comemora eliminação total do papel na VT de Taquaritinga - CSJT2
18/12/2015 - Como marco da eliminação total de papel na tramitação de processos judiciais na Justiça do Trabalho da 15ª Região, realizou-se nesta quarta- feira, 16 de dezembro, uma cerimônia na cidade de Taquaritinga, onde foram plantadas mudas de espécies florestais nativas para simbolizar a retribuição à natureza de parte dos recursos dela extraídos. As plantas, num total de 1.700 mudas, foram doadas pela Usina Santa Adélia e serão utilizadas para o reflorestamento da área da nova estação de tratamento de esgoto e também parte do Jardim Paraíso, bairro recentemente urbanizado do município.
O evento foi conduzido pelo presidente da Comissão de Responsabilidade Socioambiental e do Meio Ambiente do Trabalho do Tribunal, desembargador Luiz Antonio Lazarim, e contou com a presença do prefeito municipal, Fulvio Zuppani, do juiz titular da Vara do Trabalho (VT) de Taquaritinga, Sérgio Milito Barêa, dos vereadores Walmir Carrilho e Arnaldo Batista, do juiz dotrabalho substituto, Márcio Cavalcanti Camelo, do presidente da Subseção de Taquaritinga da OAB, Roberto Yoshikazu Ogasawara, do representante da Usina Santa Adélia, Leonídio Carósio, do secretário do meio ambiente de Taquaritinga, Fabiano Bellam, e também prestigiada por diversos sub-prefeitos, secretários e diretores municipais, advogados, servidores da Vara do Trabalho local e imprensa.
A escolha da cidade para o gesto simbólico deveu-se à comemoração da marca atingida pela Vara do Trabalho de Taquaritinga, uma das primeiras, no âmbito da Justiça do Trabalho no país, a promover a migração total de autos físicos para a plataforma digital, com a implantação integral do Processo Judicial eletrônico, o Pje-JT.
O juiz Sérgio Barêa, em seu pronunciamento, agradeceu o desembargador Lazarim pela escolha da VT para enfrentar o desafio desta operação, enaltecendo o envolvimento e apoio de magistrados e servidores, cujo trabalho e dedicação foram fundamentais para tal conquista.
O prefeito Fulvio Zuppani reconheceu a relevância do trabalho conjunto das entidades na preservação ambiental e expressou a gratidão do município de Taquaritinga pela oportunidade de receber o projeto piloto promovido pelo TRT da 15ª Região.
Lazarim, que também preside o Comitê Gestor Regional do Pje-JT do TRT15, ressaltou a importância e o simbolismo do evento, onde a Justiça do Trabalho, com as parcerias do poder público municipal e de empresas privadas, dá uma resposta à sociedade, mostrando que é seu dever retribuir ao meio ambiente os recursos que dele foram utilizados. Salientou que as novas gerações dependem de iniciativas desta natureza e exaltou a comunhão de esforços para promover o envolvimento de todos neste projeto. Estendeu ainda os agradecimentos à Usina Santa Adélia e ao prefeito Zuppani pelo imprescindível apoio oferecido e, em especial, ao juiz Barêa e a todos os servidores da VT de Taquaritinga, pelo enfrentamento do desafio e pelo sucesso alcançado no objetivo de transformar aquela unidade trabalhista em uma vara 100% eletrônica.
O desembargador Lazarim anunciou que outras Varas Trabalhistas da 15ª Região estarão também, em breve, inseridas neste contexto e, assim, muitas outras árvores serão plantadas. Aproveitou ainda para apresentar o hino oficial do projeto, com a execução da música “Semente Germinada”, da dupla Craveiro e Cravinho.
Na sequência, a solenidade contou com o gesto simbólico do plantio de dez mudas de ipês junto ao Parque Municipal Ernesto Salvagni, realizado por algumas autoridades e convidados presentes ao evento.
Fonte: TRT-15