Troca de experiências sobre Varas Eletrônicas - CSJT2
Troca de experiências sobre Varas Eletrônicas
Do universo de 110 Varas do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-RJ) operando com o Processo Judicial Eletrônico (PJe), apenas uma já nasceu totalmente eletrônica. Inaugurada no dia 5 de julho deste ano - criada com a sanção da Lei Nº12.656/2012 -, a 8ª Vara de Niterói, localizada na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, só recebe petições pelo sistema eletrônico. Com objetivo de absorver o know-how que detém a equipe da primeira Vara do Trabalho a ser criada no país exclusivamente eletrônica, a VT de Navegantes, o juiz Titular da 8ª VT-Niterói, Jorge Orlando Sereno Ramos, viajou a Santa Catarina (TRT-SC), na última segunda-feira (5), para visitar a unidade.
O magistrado, que tomou posse como Titular da 8ª VT/Niterói no dia da inauguração da unidade, foi recebido pelo juiz Titular da Vara daquele Regional, Luiz Carlos Roveda e pelo diretor de Secretaria, Luiz Alberto da Silva. A visita também foi acompanhada pelo diretor da Secretaria-Geral Judiciária do TRT/RJ, Carlos Roberto Oliveira da Silva.
Os juízes conversaram sobre a rotina do processo eletrônico e os impactos do novo sistema no dia a dia de magistrados e servidores.
Referência
Pioneira e conhecida como de vanguarda no setor de Tecnologia de Informação, a Justiça do Trabalho catarinense foi escolhida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para instalar a versão nacional do processo eletrônico e servir de modelo para todo o Judiciário brasileiro - Federal, Trabalhista e Estadual. Desde 5 de dezembro de 2011 a Vara do Trabalho de Navegantes é totalmente digital por operar somente com o PJe.
(Fonte: TRT 1)