Startups JT: iniciativas aprovadas serão premiadas nesta semana em Natal (RN) - CSJT2
Além dos 10 projetos escolhidos para implementação nacional, o CSJT vai premiar as secretarias de tecnologia e os laboratórios de inovação dos TRTs que se destacaram na fase de implementação.
12/9/2024 (atualizado em 16/9) - Depois de 1 ano e meio de Programa, com 76 inscrições e com a participação de quase 300 magistrados (as) e servidores (as) de 24 órgãos da Justiça do Trabalho, as 10 iniciativas selecionadas na primeira edição do Programa Startups JT serão premiadas. A cerimônia será realizada nesta terça-feira, 17 de setembro, às 15h, na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (RN), em Natal.
A entrega será feita pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), durante a 7ª reunião do Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor).
Reconhecimento
Além dos 10 projetos escolhidos para implementação nacional, o CSJT vai premiar as cinco secretarias de tecnologia da informação (SETICs) e os cinco laboratórios de inovação dos TRTs mais atuantes para fazer com que as iniciativas pudessem estar prontas para se tornarem ferramentas nacionais da Justiça do Trabalho.
Confira a lista dos premiados:
Startups aprovadas
- ADAIR
- Argo & Poupa Convênios
- Concilia JT
- e-Garimpo
- JURISDATA SCIENCE
- PANGEA-GAB
- Pauta Inteligente
- PJe-Gestão
- PJe-Admissibilidade
- Sentença Multimídia
Conheça os detalhes de cada projeto.
SETICs
- Setic do TRT-4 (RS)
- Setic do TRT-9 (PR)
- Setic do TRT-12 (SC)
- Setic do TRT-13 (PB)
- Setic do TRT-14 (RO/AP)
Laboratórios de Inovação
- LiRio do TRT-1 (RJ)
- Liods do TRT-2 (SP)
- coLabore do TRT-3 (MG)
- LabInova do TRT-12 (SC)
- Co.Labora do TRT-15 (Campinas/SP)
Inovação coletiva
Um dos tribunais que se destacaram no programa de inovação foi o TRT-12 (SC). Além de ter dois projetos aprovados para implementação nacional (Poupa Convênios e Concilia JT), o TRT-SC foi reconhecido entre os cinco mais atuantes do país nas categorias de Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) e Laboratório de Inovação.
O diretor da Secretaria de Gestão Estratégica (Segest) do tribunal catarinense, Gustavo Ibarra, destacou as bases democráticas do projeto, que acolheu ideias de servidores (as) e magistrados (as) e foi aprimorada de forma coletiva. "Além de incentivar a inovação, também aproximou tribunais, servidores e usuários finais, gerando integração e resultados concretos”, disse.
Orgulho e Expectativa
No TRT da 13ª Região (PB), que também teve dois projetos selecionados (PJe Gestão e PJe Admissibilidade), o sentimento é de expectativa pela premiação, mas, principalmente para a implementação das ferramentas em toda Justiça do Trabalho.
O servidor Vladimir Azevedo, um dos idealizadores do PJe Admissibilidade, celebrou os resultados obtidos nos testes e destacou os impactos nacionais que a ferramenta trará para a jurisdição. “A nacionalização do sistema, após a concorrida seleção no Projeto Startups Jt, deixa evidente a relevância da ferramenta para toda a Justiça do Trabalho e mantém em evidência a excelência técnica dos servidores envolvidos”, destacou.
O programa
O Startups JT foi criado pelo CSJT para incentivar a inovação e a automação do público interno nos processos judiciais, com o objetivo de melhorar a eficiência dos tribunais. A primeira edição do programa contou com 76 inscrições de 24 órgãos da Justiça do Trabalho.
Para efeitos do programa, foi considerada uma “startup” um grupo de três a cinco pessoas do quadro da Justiça do Trabalho que estiveram reunidas em torno de uma ideia que busque inovação ou o aprimoramento de modelos de trabalho existentes.
Acesse o portal do programa.
(Secom/TST)