Representantes das regiões Nordeste e Sul no CSJT tomam posse - CSJT2
Além das posses, a sessão foi marcada pela despedida do ministro Agra Belmonte, cujo mandato está se encerrando.
21/6/2024 - Na abertura da 5ª Sessão Ordinária do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), realizada nesta sexta-feira (21), a presidente do TRT da 16ª Região (MA), desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva (Nordeste), e o presidente do TRT da 4ª Região (RS), desembargador Ricardo Martins-Costa (Sul), foram empossados como conselheiros representantes das regiões Nordeste e Sul, respectivamente.
Eles foram eleitos pelo Colégio de Presidentes e Corregedores dos Tribunais Regionais do Trabalho (Coleprecor) em maio e chegam para ocupar as vagas da desembargadora Débora Maria Lima Machado (Nordeste) e do desembargador José Ernesto Manzi (Sul).
Confira a nova composição do CSJT.
Missão
O presidente do CSJT e do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Lelio Bentes Corrêa, comprimentou os novos conselheiros que aceitaram a missão de compor o órgão responsável pela gestão da política institucional da Justiça do Trabalho. “É uma honra contar com a inteligência, a dedicação e o denoto no cumprimento das tarefas”, disse.
Atuação colaborativa
Durante a posse, a desembargadora Márcia Andrea Farias da Silva, comprometeu-se de forma incondicional à dedicação e ao fortalecimento da Justiça do Trabalho. “Sei que o sucesso da missão do Conselho, como de toda a Justiça, depende de um esforço coletivo e de uma atuação colaborativa, e eu estou determinada a contribuir para que possamos todos juntos alcançar nossos objetivos institucionais”, comentou.
Solidariedade ao Rio Grande do Sul
O desembargador Ricardo Martins-Costa, que preside o TRT com jurisdição no Estado gaúcho, agradeceu a solidariedade que a Justiça do Trabalho dedicou ao Rio Grande do Sul. “O presidente do TST e do CSJT quase todos os dias entrava em contato, pedindo informações. O que nós sentimos no Rio Grande do Sul foi a presença no sentido institucional e inclusão de todos e todas que integram a Justiça do Trabalho criando uma solidariedade irmanada”, disse. “Como presidente do TRT presto o meu eterno agradecimento dos gaúchos a esse apoio que tem sido dado”, destacou.
Despedida
Além das posses, a sessão marcou a despedida do ministro Agra Belmonte, cujo mandato se encerra em agosto. O ministro Lelio Bentes agradeceu a dedicação, o empenho, a contribuição e as sucessivas demonstrações de espírito republicano no conselho. “O ministro nos honrou com sua presença sempre marcante, simpática, inteligente, com uma visão conciliadora, que é sempre muito importante para a preservação da união da nossa instituição”, disse.
O ministro Agra Belmonte destacou que os dois anos de mandato como conselheiro foram de muito aprendizado. “Esse período aqui foi de muito aprendizado e de uma convivência realmente profícua e eu só tenho a agradecer aos colegas com os quais eu convivi pelo tempo em que eu aqui estive”, disse.
Confira mais fotos da sessão no Flickr do CSJT.
(Nathalia Valente/AJ)