Notícias

Voltar Quarta Região celebra Cinquentenário da Justiça do Trabalho em Santa Cruz do Sul

Quarta Região celebra o cinquentenário da Justiça do Trabalho em Santa Cruz do Sul (RS)

 
A preocupação com a simplicidade, a rapidez e a eficiência, marcaram a história da Justiça do Trabalho em Santa Cruz do Sul, que neste mês, completa 50 anos de atividades. Em seu pronunciamento, durante o jantar comemorativo à data, o juiz diretor do Foro, Celso Fernando Karsburg, alertou para os novos tempos, onde a preocupação com a austeridade se reflete até mesmo na hora de celebrar uma data tão importante, promovida “sem dispêndio de recursos públicos, de patrocínio, ou de terceiros o que não tira seu brilho e significado. Ao contrario, realça-o”, destacou o juiz.
 
O presidente da seccional da OAB em Santa Cruz do Sul, advogado Ezequiel Vetoretti, lembrou que o futuro se constrói apoiado no que se construiu no passado “e não podemos deixar de agradecer, em nome da comunidade, de Santa Cruz do Sul a cada um que fez a Justiça do Trabalho ser grande e cumprir o seu papel social em nossa cidade”, afirmou. O juiz Roberto Siegmann, que foi titular da 1ª Vara, lembrou que se chegou a se pensar no Brasil, na extinção da justiça trabalhista:
 
“Isso valorizava ainda mais o cinquentenário do Foro nesta região. E também da celebração dos 70 anos da CLT. Estamos diante de uma instituição perene, que dignifica o ser humano. Não há como viver e progredir sem o trabalho que, cada vez mais, se vê diante de situações que desafiam a criatividade e capacidade de superação das pessoas, o que se realiza por meio do trabalho”, destacou.
 
A presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT-RS), desembargadora Maria Helena Mallmann, que foi juíza titular da 1ª Vara de Santa Cruz do Sul, em 1986, lembrou dos juízes classistas que atuavam naqueles anos, “muito bem articulados”, da dedicação dos servidores, “que nos transformavam em uma verdadeira família”, e da combatividade dos advogados do município: “Agora, nos novos tempos, avançamos para um futuro melhor, construído nas lições que vivemos anteriormente, construídos também em acordos coletivos, o que nos leva a valorizar o sindicalismo, nestes tempos onde as pessoas vão às ruas defender seus direitos”, destacou a desembargadora.
 
Também presentes a comemoração, a juíza aposentada Inajá Oliveira de Borba, servidores  e juízes titulares, Rosane Marly Silveira Assmann, da 2ª Vara,  Luciana Böhm Stahnke, da 3ª Vara, a juíza, Laura Antunes de Souza, da primeira Vara de Uruguaiana, do procurar do município, Ricardo Scherer, o presidente da Câmara de Vereadores, André Francisco Scheibler.
 
O Foro de Santa Cruz do Sul, conta com três Varas Trabalhistas que, juntas, receberam 3.006 processos em 2012. Sua jurisdição engloba 20 municípios: Arroio do Tigre, Boqueirão do Leão, Candelária, Estrela Velha, Herveiras, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Mato Leitão, Pantano Grande, Passa Sete, Passo do Sobrado, Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, Segredo, Sinimbu, Sobradinho, Vale do Sol, Venâncio Aires e Vera Cruz.
 
(Fonte: TRT-4)
 
 

Rodapé Responsável DCCSJT