Notícias

Voltar Programa Trabalho Seguro promove roda de conversa com estudantes para o Dia Nacional de Segurança e de Saúde nas Escolas

O coordenador  do programa, ministro Alberto Bastos Balazeiro, conversou com estudantes do ensino médio, em Brasília.

o objetivo da ação foi levar para o ambiente escolar o debate sobre a importância da prevenção de acidentes, bem como a noção de saúde e segurança para os futuros trabalhadores e trabalhadoras. (Foto: Matheus de Paula - Secom/TST)

o objetivo da ação foi levar para o ambiente escolar o debate sobre a importância da prevenção de acidentes, bem como a noção de saúde e segurança para os futuros trabalhadores e trabalhadoras. (Foto: Matheus de Paula - Secom/TST)

9/10/2023 - Em alusão ao Dia Nacional de Segurança e de Saúde nas Escolas, celebrado nesta terça-feira, 10 de outubro, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho e  coordenador do Comitê Gestor Nacional do Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho, Alberto Bastos Balazeiro,  participou,  nesta segunda-feira (9), de uma roda de conversa com estudantes do ensino médio da escola pública Paulo Freire, localizada em Brasília.

A ação marca uma importante data no calendário anual do programa, que busca a formulação e execução de projetos e ações nacionais voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.

Educação 

De acordo com o ministro, o objetivo da ação foi levar para o ambiente escolar o debate sobre a importância da prevenção de acidentes, bem como a noção de saúde e segurança para os futuros trabalhadores e trabalhadoras. “A cultura de saúde e segurança  passa pela educação e deve começar nesta fase em que esses estudantes, em um futuro próximo, estarão ingressando no mercado de trabalho”, disse. “É trazer a consciência da prevenção com o uso dos equipamentos de proteção, coletiva e individual, como um arcabouço de proteção à vida das pessoas“, completou.

Também foi realizado uma exposição de equipamentos de proteção individual (EPI), além da distribuição de informativos do programa. 

Interlocução 

Segundo a procuradora do trabalho da 10ª Região e membro da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho e da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Karol Teixeira de Oliveira, a relevância do debate dentro da escola  é  também por ser um ambiente de trabalho, como outro qualquer. “Temos que tratar desse tema em um processo de  interlocução com outras disciplinas, para que se possa, desde sempre, fomentar este assunto  junto a esses jovens  que, de certa forma,  já estão inseridos no primeiro emprego, seja como estagiários, jovens aprendizes  ou até mesmo no trabalho informal”, observou.

Consciência

Para a estudante Camila da Costa Monteiro, participar do evento foi uma oportunidade única de ter acesso a este  tipo de informação. “Para nós que estamos muito próximos de dar um primeiro  passo na vida profissional,  buscando o primeiro emprego, ter essa consciência sobre saúde física, mental e segurança no trabalho nos  ajuda muito, além da possibilidade de passarmos essa informação para outras pessoas”, disse. “Gostei muito de participar.”, concluiu.

Legislação

O Dia Nacional de Segurança e de Saúde nas Escolas foi instituído no Brasil por meio da lei 12.645/2012. O evento desta segunda contou com o apoio do Grupo Interinstitucional do Programa Trabalho Seguro da 10ª Região (DF/TO) e  da  Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Distrito Federal.

Confirma mais fotos do evento no Flickr do CSJT.

Confira a reportagem da TV Justiça:

(Andrea Magalhães/AJ)

Rodapé Responsável DCCSJT