Presidente do CSJT participa da 3ª reunião ordinária do Coleprecor em Brasília - CSJT2
Entre os assuntos abordados, o ministro Brito Pereira destacou a formação da proposta orçamentária da Justiça do Trabalho para 2020.
O presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Brito Pereira, participou, na manhã desta quarta-feira (24), da abertura da 3ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes e Corregedores da Justiça do Trabalho (Coleprecor), realizada no TST, em Brasília. Entre os assuntos abordados, o ministro destacou a formação da proposta orçamentária da Justiça do Trabalho para 2020.
Segundo o presidente, diante do fato de que o Poder Judiciário não contará com o aporte de 0,25% do Poder Executivo em 2020, a adequação e a redução das despesas já vêm sendo implementadas desde 2016, mas requerem continuidade e firmeza ainda maior no ano de 2019. “A luz amarela se acendeu e devemos mais do que nunca fiscalizar a execução orçamentária e ajustar a nossa capacidade de gestão”, afirmou.
Projetos Nacionais
O presidente aproveitou o tema orçamento e solicitou aos presidentes dos Tribunais Regionais do Trabalho que direcionem maior força de trabalho para a conclusão, ainda neste ano, dos projetos nacionais da Justiça do Trabalho, como o Sistema de Gestão de Pessoas da Justiça do Trabalho (Sigep) e o Sistema de Gestão Orçamentária (Sigeo).
“Se conseguirmos concluir esses projetos ainda neste ano, nós vamos economizar em 2020 com passagens e diárias, pois haverá a possibilidade de trabalhar remotamente”, disse. “A conclusão desses módulos é estratégica para a Justiça do Trabalho”, completou.
Justiça exemplar
Convidado para participar da mesa de abertura e comentar sobre as atividades da Corregedoria Nacional de Justiça, o corregedor nacional, ministro Humberto Martins, fez questão de deixar registrada sua admiração com a atuação exemplar da Justiça do Trabalho.
“Deixo registrado meu testemunho e admiração com a atuação exemplar da Justiça do Trabalho”, disse. “É uma atuação eficiente, célere e produtiva, tendo como instrumento maior o jurisdicionado e o cidadão brasileiro”, completou.
CGJT
O corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Lelio Bentes Corrêa, também fez um balanço de sua atividade nas correições ordinárias nos TRTs e elogiou o compromisso das corregedorias regionais em adotar as providências recomendadas. “Digo aos aqui presentes que a cada dia só cresce o meu orgulho de pertencer ao ramo com maior responsabilidade social do poder judiciário”, ressaltou.
Outro destaque dado pelo corregedor é o empenho da Justiça do Trabalho, mediante a qualificação dos servidores, para que cada vez mais a solução dos conflitos se dê por meio das conciliações, uma vez que a Justiça do Trabalho é a que mais concilia. “Estamos formando servidores com espírito conciliador. Quase 28% das ações ajuizadas na Justiça do Trabalho hoje resultam em conciliação”, finalizou.
Além dos ministros Brito Pereira, Humberto Martins e Lelio Bentes, a mesa de abertura foi composta pela presidente do Coleprecor, desembargadora Eliney Bezerra Veloso, do TRT da 23ª Região (MT), e pelo vice-presidente do Coleprecor, Desembargador Sérgio Murilo Rodrigues, do TRT da 9ª Região (PR).
Confira as fotos da reunião.
(AJ)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.
(61) 3043-4907