Palestra sobre IA e lançamento de livro marcam quarto dia da Semana Institucional do TRT-PI - CSJT2
Juiz discutiu o impacto da Inteligência Artificial no Direito e desembargador lançou obra de reflexões e sabedoria
Foi marcado pela palestra "Inteligência Artificial e Direito" e o lançamento do livro “Tiras e tiradas de sabedoria”
29/08/2024 - O quarto dia de atividades da XXIII Semana Institucional do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-22) foi marcado pela palestra "Inteligência Artificial e Direito", conduzida pelo juiz Fabrício Lima, do TRT-3 (MG). A programação também contou com o lançamento do livro “Tiras e tiradas de sabedoria”, do desembargador Francisco Meton Marques de Lima.
O juiz Fabrício Lima abriu as atividades do dia ressaltando a importância da discussão sobre Inteligência Artificial no Direito, principalmente no âmbito da justiça trabalhista. “É uma preocupação que enfrentamos na atualidade sobre o uso da I.A, não só no Direito. Existem desafios que precisam ser encarados. Há um grande preconceito e nós precisamos analisar quais podem ser os benefícios desse uso, como a otimização do tempo e do trabalho, mas precisamos conhecer esses desafios”, comentou o magistrado.
Ele também parabenizou a presença e interação do público durante a palestra. “Eventos como a Semana Institucional são essenciais para a troca de experiências e contato entre magistrados e servidores, além de trazer temas atuais para debate dentro do Tribunal”, acrescentou.
Durante o intervalo da palestra, o desembargador Francisco Meton Marques de Lima lançou seu novo livro. A obra é uma composição de tiradas e conhecimentos que adquiriu com histórias pessoais com o passar do tempo. “Esse livro foi formatado ao longo dos anos. Eu estava trabalhando, resolvendo um problema e ao surgir uma ideia e daquela ideia uma frase básica, eu fui escrevendo. Fiz um apanhado e fui enxertando outras ideias e quando vi que tinha uma boa quantidade, resolvi socializar esse conhecimento”, relatou o escritor, que utiliza o pseudônimo Zoroastro de Albatroz.
Para o desembargador, o lançamento durante a Semana Institucional é uma forma de atrair magistrados e servidores para um momento de reflexão. “Aqui, na Escola Judicial, é uma ambiente de pensamento, um espaço cultural. Então, acho que é um lugar propício para o lançamento e para que também possamos divulgar no meio dos colegas, promovendo um momento cultural”, finalizou.
A XXIII Semana Institucional encerra nesta sexta-feira (30/8) no Auditório Serra da Capivara. A partir das 8h30, a desembargadora aposentada do TRT da 1ª Região (Rio de Janeiro), Vólia Bomfim, abordará o tema “Negociado sobre o Legislado: Pode Tudo?”, seguida por uma apresentação artística de João Cláudio Moreno.
Fonte: TRT da 22ª Região