No Dia do Consumo Consciente, o TRT-6 destina 454 kg de metal para reciclagem - CSJT2
A iniciativa visa reduzir o impacto ambiental e promover a correta destinação de materiais recicláveis, além de fortalecer a economia local e apoiar trabalhadores/as da reciclagem.
Imagem relacionada ao Dia do Consumo Consciente do TRT-6 (PE)
15/10/2024 - A fim de despertar a consciência da população sobre os problemas socioambientais causados por conta dos atuais padrões de consumo, o Ministério do Meio Ambiente, em 2009, instituiu o Dia do Consumo Consciente, comemorado em 15 de outubro. Neste dia, o Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a gestão responsável dos recursos públicos, ao destinar 454 kg de metal para reciclagem, por meio da parceria com a Cooperativa de Catadores de Recicláveis (COOPAGRES).
A iniciativa, conduzida pela Seção de Manutenção, em conjunto com a Coordenadoria de Materiais e Logística e a Seção de Sustentabilidade, Acessibilidade e Inclusão, visa reduzir o impacto ambiental e promover a correta destinação de materiais recicláveis, além de fortalecer a economia local e apoiar trabalhadores/as da reciclagem.
A SSAI reforça que o ponto de coleta de materiais recicláveis, acessível a todos/as os/as magistrados/as, servidores/as, estagiários/as, colaboradores/as e sociedade, continua sendo um espaço essencial para promover a correta destinação de papéis, plásticos, vidros, metais, pilhas, lacres, tampinhas e equipamentos eletroeletrônicos. Pequenas ações diárias, como o uso consciente de materiais, a redução do desperdício e o apoio à reciclagem, contribuem significativamente para um futuro mais sustentável e para a melhor gestão dos recursos públicos.
Gestão consciente de recursos e materiais - O TRT-6 aproveita o contexto para reforçar a importância de práticas responsáveis no uso de materiais e recursos no ambiente de trabalho. Os/as magistrados/as, servidores/as, estagiários/as e colaboradores/as, devem evitar a prática de estocar materiais, pois isso pode gerar desperdício e comprometer os recursos públicos.
É fundamental, ainda, que no dia a dia sejam utilizados materiais em boas condições, evitando o descarte desnecessário e o acúmulo de novos itens sem necessidade. Em suma, o Tribunal destaca a importância de uma gestão consciente dos recursos, incentivando o uso eficiente e responsável dos materiais disponíveis e convidando a todas e a todos para refletirem sobre suas práticas de consumo e a colaborarem para a construção de uma cultura de responsabilidade e sustentabilidade.
Fonte: TRT da 6ª Região