Magistrados(as) e servidores(as) do TRT-RJ concluem capacitação para atendimento a pessoas em situação de rua - CSJT2
Magistrados(as) e servidores(as) do TRT-RJ concluem capacitação para atendimento a pessoas em situação de rua
O objetivo foi capacitar os(as) inscritos(as) para compreender e atender às necessidades das pessoas em situação de rua, no que se refere às atribuições da Justiça do Trabalho
A atividade formativa teve como objetivo capacitar os(as) inscritos(as) para compreender e atender às necessidades das pessoas em situação de rua
12/08/2024 - A atividade formativa, desenvolvida pela Escola Judicial do TRT-RJ nos dias 6 e 7/8, teve como objetivo capacitar os(as) inscritos(as) para compreender e atender às necessidades das pessoas em situação de rua, no que se refere às atribuições da Justiça do Trabalho. O curso também visou preparar os(as) participantes para o Mutirão Interinstitucional em Prol da População em Situação de Rua - PopRuaJud, agendado para acontecer de 13 a 15/8.
Trinta e cinco servidores(as) e magistrados(as), entre ativos(as) e aposentados(as), concluíram o Curso Preparatório para Atendimento à Pessoa em Situação de Rua, promovido pela Escola Judicial (Ejud1) do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-RJ). A atividade formativa, desenvolvida nos dias 6 e 7/8, objetivou capacitar os(as) inscritos(as) para compreender e atender às necessidades das pessoas em situação de rua, no que se refere às atribuições da Justiça Trabalhista, sob a perspectiva do respeito aos direitos humanos e da melhoria da qualidade de vida desses indivíduos.
Além disso, a ação, que foi desenvolvida em parceria com a Comissão de Atendimento à Pessoa em Situação de Rua do TRT-RJ, serviu como etapa preparatória para o Mutirão Interinstitucional em Prol da População em Situação de Rua - PopRuaJud, que acontecerá entre 13 e 15/8, na Catedral Metropolitana de São Sebastião.
A capacitação contou com a docência da desembargadora Carina Bicalho; da juíza Mauren Seeling; do padre Marco Lázaro, devido ao acordo de cooperação com a ONG Desata-me; do supervisor da Ouvidoria do TRT-RJ, Jorge Fernandes; de Alexandre Trino e Dora Alice, do Colaboratório da Fiocruz; e das servidoras Juliana Dantas e Mariana Ribas, participantes de outras edições do mutirão.
O curso fez parte do Programa de Atendimento à Pessoa em Situação de Rua, de acordo com o Edital Ejud1 41/2024, criado conforme a Resolução 425/2021 do Conselho Nacional de Justiça, que determina a capacitação de magistrados(as) e servidores(as) para atendimento a esse público.
Fonte: TRT da 1ª Região