Notícias

Voltar Justiça do Trabalho é destaque em Ranking da Transparência do CNJ

O levantamento tem a finalidade de avaliar, com dados objetivos, o grau de informação que os tribunais e conselhos disponibilizam à sociedade.

Placas dos tribunais mais bem colocados. (Foto: Rômulo Serpa/CNJ)

Placas dos tribunais mais bem colocados. (Foto: Rômulo Serpa/CNJ)

6/9/2022 - O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) divulgou, na última semana, o resultado final do Ranking da Transparência do Poder Judiciário 2022.  Na avaliação referente aos  conselhos e tribunais superiores, o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) e o Tribunal Superior do Trabalho (TST) ocuparam o primeiro e o segundo lugares do ranking geral, com índices de transparência que alcançaram 95,88% e 95,67%, respectivamente.

Entre os órgãos da Justiça do Trabalho, o Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (SE) foi o tribunal trabalhista mais bem colocado no ranking que engloba todos os órgãos do Poder Judiciário, alcançando o 15º lugar geral, com 99.04% de transparência nos itens avaliados. Em seguida aparece o TRT da 13ª Região, na 16ª colocação, com 98,56% - mesmo percentual dos Tribunais de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e Pernambuco (TJPE).

Para o presidente do TST e do CSJT, ministro Emmanoel Pereira, os resultados demonstram o comprometimento da Justiça do Trabalho em oferecer, a cada dia, um atendimento mais efetivo à sociedade. “Isso possibilita o pleno conhecimento e acompanhamento dos indicadores que norteiam a atuação do Judiciário trabalhista, sendo a transparência um fator que incentiva o jurisdicionado a buscar seus direitos”, disse.

Ranking

Instituído pela Resolução do CNJ 260/2018, o Ranking da Transparência do Poder Judiciário está em sua quinta edição. A ferramenta foi criada para estimular os órgãos do Judiciário a disponibilizarem suas informações de forma mais precisa e padronizada.

A novidade desta edição é a implementação do prêmio por categoria, conforme o segmento da justiça. Os itens avaliados foram distribuídos em dez temas, com perguntas que buscam identificar, por exemplo, se os órgãos dão publicidade a informações sobre os objetivos estratégicos, calendários de sessões, metas e indicadores, licitações e contratos, entre outros.

(AM/AJ)

Matéria atualizada em 20/9/2022.

Rodapé Responsável DCCSJT