Judiciário do Trabalho inicia com sucesso a Semana Nacional da Conciliação - CSJT2
16/03/2015 - Em Minas Gerais, ao todo, 900 audiências trabalhistas serão realizadas pela Central Permanente de Conciliação 1º Grau e 219 na de 2º Grau. Em todo o estado, dez mil audiências foram marcadas para esta semana. Somente em Belo Horizonte, a Central de Conciliação de 1º Grau realizará audiências em seis mesas, concomitantemente, nos turnos da manhã e da tarde.
Na cidade de Campinas (SP) foi inaugurado o Centro Integrado de Conciliação no primeiro dia da Semana Nacional e está prevista a realização de 614 audiências durante a semana.
O Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Norte iniciou a Semana Nacional resolvendo processos em fase de execução, por meio da Central de Apoio à Execução - CAEX. A comissão organizou camisetas personalizadas e botons para a equipe da conciliação (magistrados e servidores) e está agendando as audiências para acordo através de Call Center.
Na Justiça do Trabalho de Amazonas e Roraima, 3.210 audiências de conciliação estão agendadas para acontecer durante toda a Semana.
Na Décima Região (Distrito Federal e Tocantins), seis empresas de grande porte inscreveram cerca de 300 processos trabalhistas para serem incluídos na pauta da Semana.
No Paraná, a Semana da Conciliação terá apoio de 100 estudantes de Direito do Projeto Horizontes (TRT-PR) voltado à movimentação de processos arquivados provisoriamente, com sentença já proferida e sem quitação.
Na Justiça do Trabalho do Pará e Amapá foi realizada a entrega do Prêmio Conciliação 2015, que premiou as Varas do Trabalho da 8ª Região com maior percentual de conciliação no ano de 2014.
No Ceará, as 37 Varas do Trabalho do Estado estão com mais de 1.900 audiências agendadas para Semana.
Na Bahia, 86 audiências serão realizadas, só no bairro de Nazaré (Salvador).
Em Pernambuco, o Núcleo de Conciliação do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região agendou mais de 400 audiências para tentativa de acordo. Em todas as Varas Trabalhistas conciliações também serão realizadas. Por exemplo, em Olinda, estão programadas 200 audiências.
Em São Paulo serão realizadas cerca de 800 audiências conciliatórias, em dez mesas localizadas no Cejusc-Sede, no térreo do Fórum Ruy Barbosa (av. Marquês de São Vicente, 235, São Paulo-SP).
No Mato Grosso do Sul, somente na 7ª Vara do Trabalho de Campo Grande, estão agendadas 90 audiências só no primeiro dia da campanha. Já na Segunda Instância, estão agendadas 40 audiências, que serão realizadas pelo Núcleo de Conciliação do TRT/MS.
Em Mato Grosso, até a próxima sexta (20), várias audiências de tentativa de conciliação ocorrerão nas 38 Varas do Trabalho do estado. Em algumas delas, inclusive, estarão ocorrendo até pautas duplas durante todo o dia.
Em Alagoas, durante toda a semana serão realizadas audiências nas Varas Trabalhistas e no Centro de Conciliação do TRT/AL. Somente para o primeiro dia, foram previstas 38 audiências no Centro de Conciliação.
O ator goiano Dionísio Bombinha animou e incentivou as partes a fazer acordo nos processos trabalhistas na Justiça do Trabalho de Goiás. Na pauta da Semana já estão programadas mais 900 audiências de conciliação nas Varas do Trabalho da capital e do interior.
No Espírito Santo, foram agendadas 134 audiências na Primeira e na Segunda Instância.
Mais de 1.600 processos já estão na pauta da Semana Nacional em Rondônia e Acre, por meio do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região.
Na Paraíba, a Semana Nacional tem adesões em todo o estado. As audiências para tentativa de acordos foram priorizadas em todas as Varas do Trabalho e no Núcleo de Conciliação Humanista do TRT (Nucon), em João Pessoa, onde se concentrou o maior número de agendamento de audiências para acordos.
No Maranhão, o TRT agendou mais de 1600 processos para a Semana Nacional da Conciliação.
O Tribunal do Trabalho do Piauí continua com formulário de inscrição aberto à marcação de audiências.
No Rio Grande do Sul, o Juiz do Trabalho Carlos Alberto Lontra concedeu entrevista sobre a conciliação como forma de promover a paz social.
Waleska Maux
ASCOM/CSJT
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.
csjt.conciliacao@gmail.com