Infodemia: programa aborda o impacto do excesso de informação na saúde mental dos trabalhadores - CSJT2
O "Jornada" mostra o aumento dos índices de ansiedade na população brasileira em razão da pandemia.
Programa mostra como a infodemia decorrente do coronavírus aumentou os índices de ansiedade na população brasileira
28/09/21 – O quinto e último episódio da terceira temporada do programa Jornada aborda uma doença que afeta quase 19 milhões de brasileiros: a ansiedade. Também mostra como o excesso de informações, a chamada infodemia, influi negativamente na saúde mental. Casos assim foram cada vez mais frequentes durante a crise sanitária decorrente da covid-19.
Esta edição apresenta relatos de profissionais que lidam com quadros de ansiedade no dia a dia. A jornalista Maíra Elluké é uma delas. Ela fala dos prejuízos trazidos pela doença a médio e longo prazos. Já o psicólogo Arthur Scarpato destaca o aumento substancial do uso de medicamentos controlados. Outra entrevistada, Lella Malta, conta como é viver com transtorno de ansiedade há quase 20 anos.
O programa também ouviu um neurologista. O médico Keller Alves aponta que, diante de sintomas de ansiedade, é necessário tratamento multidisciplinar. Ele ensina técnicas ligadas às quatro formas de inteligência humana usadas para treinar o organismo a lidar com as decepções da vida, além de outros aspectos inerentes aos métodos terapêuticos utilizados no combate às doenças desse tipo.
Assista ao "Jornada":
Serviço – Jornada
Periodicidade: semanal, com publicações sempre às segundas-feiras.
Horário: 12h
Onde assistir: TST Tube – www.youtube.com/tst e TV Justiça (quartas – 20h45)
(LS/AB/RT)