Grupo técnico da plataforma Wiki JT apresenta versão para o segundo grau - CSJT2
A Wiki 2G detalha o fluxo processual nos tribunais regionais e deve estar disponível a partir de maio. A nova versão foi apresentada à corregedora-geral da Justiça do Trabalho, ministra Dora Maria da Costa.
Fluxo nacional otimizado de procedimentos
12/3/2024 - A Plataforma Wiki VT, que atualmente organiza os fluxos processuais somente no âmbito do primeiro grau, está próxima de ganhar uma versão específica para o segundo grau. Nesta segunda-feira (11), o grupo técnico de atualização e manutenção da ferramenta apresentou para a corregedora-geral da Justiça do Trabalho, ministra Dora Maria da Costa, o projeto Wiki JT para o segundo grau (Wiki 2G).
A ferramenta vai detalhar o fluxo de trabalho nos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) e deve estar à disposição para consulta e colaboração a partir de maio. Segundo a ministra Dora Maria da Costa, a instituição terá um ganho de eficiência e celeridade com a ampliação dessa ferramenta prática e coletiva.
“A wiki para o segundo grau é uma solução fundamental para ampliarmos nossa política de padronização e eficiência de procedimentos que buscamos constantemente para toda a instituição”, disse. “E o melhor é que essa sistematização nacional dos fluxos de trabalho está sendo construída com o auxílio de quem atua diretamente nesses processos”, completou.
Wiki no TRTs
Construída a partir do conceito da Wikipédia, em que a gestão do conhecimento das rotinas é feita de forma coletiva pelos usuários, a Plataforma Wiki VT foi criada na Corregedoria do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas/SP). A ferramenta, que descreve e orienta as rotinas das secretarias das varas do trabalho, foi nacionalizada em toda Justiça do Trabalho em 2021.
O foco da Wiki 2G é o detalhamento dos órgãos de segundo grau (TRTs), em que a ferramenta vai auxiliar no alinhamento de rotinas de trabalho por meio de fluxos gráficos otimizados que condensam informações do processo, seus movimentos no e-Gestão e no PJe, além da disponibilização de modelos de despachos.
Otimização
A coordenadora da Wiki JT e desembargadora do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região (Campinas/SP), Ana Paula Pellegrina Lockmann, explica que o ganho será em eficiência, celeridade e redução do tempo de determinadas atividades. “O maior ganho é que teremos um trabalho mais célere, com inconsistências e retrabalhos cada vez menos frequentes, otimizando, assim, as rotinas de trabalho”, explica.
Particularidades
De acordo com a juíza do TRT-15, Lúcia Zimmermann, que integra o grupo de trabalho, no primeiro grau o fluxo da Wiki é muito mais denso pelas fases processuais, no entanto, para a segunda instância, o grande desafio foi lidar com as particularidades de todos os 22 TRTs que participaram do projeto. “Foi desafiador conseguirmos chegar, de forma conjunta, a uma rotina de trabalho uniformizada e otimizada para toda a justiça trabalhista apesar das diferenças e particularidades de cada regional”.
Rotinas
O secretário-geral judiciário do TRT de Campinas, Paulo Eduardo de Almeida, foi quem gerenciou o grupo de trabalho responsável pelo desenvolvimento e validação da plataforma. Ele explica que as equipes foram compostas por secretários-gerais judiciários e técnicos lotados em gabinetes, secretarias de turmas e setores de gestão estratégica dos tribunais.
Segundo Almeida, a WiKi 2G vai funcionar como um manual eletrônico que contempla as páginas que estão no fluxo processual indicando, de forma didática e intuitiva, quais os passos a serem seguidos. “Isso permitirá um avanço na obtenção do conhecimento, permitindo a otimização e simplificação das rotinas processuais no segundo grau”.
(Andrea Magalhães/AJ)