Fortalecimento da JT marca discursos dos novos dirigentes do TRT-ES - CSJT2
(20/01/2017)
O desembargador Mário Ribeiro Cantarino Neto tomou posse como Presidente do TRT-ES, na noite desta quarta-feira (18/01), no auditório do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, em Vitória. Também foi empossado o desembargador Lino Faria Petelinkar no cargo de Vice-Presidente. A cerimônia contou com a presença de quase 400 convidados.
A solenidade foi conduzida pelo ex-presidente, desembargador José Carlos Rizk, pelos atuais presidente e vice-presidente e pelos demais desembargadores do Tribunal Trabalhista.
Em seu discurso, o presidente Mário Cantarino prometeu dar continuidade ao trabalho de seu antecessor e afirmou que a nova sede do TRT será prioridade em sua gestão.
"A transparência é um princípio basilar do Estado Democrático de Direito. A sede será uma das prioridades da nossa gestão. Pretendo tratar todos os aspectos que a envolvem com absoluta transparência", pontuou o novo presidente.
Emocionado, o presidente destacou a importância do trabalho como juiz de primeiro grau para sua formação.
"A sala de audiências foi minha maior escola. Ali, aprendi com trabalhadores, empregadores e advogados. Por ali, passava o povo a quem dediquei e dedico meu serviço. Sou muito grato a Deus por essa experiência que me possibilitou compreender melhor a condição humana."
A cerimônia recebeu um toque especial com as apresentações do coral Plena Voz, do TRT-ES, que cantou as músicas Epitáfio e Isto aqui, o que é?, e da banda da Polícia Militar.
Magistrados e autoridades demonstram satisfação e confiança na nova Administração
O juiz Marcelo Tolomei Teixeira, presidente da Amatra 17, desejou que o presidente "seja fonte de estímulo aos elementos humanos que compõem este tribunal".
O desembargador Cláudio Armando Couce de Menezes deu as boas vindas aos novos dirigentes em nome dos colegas. Ele ressaltou o grande senso de companheirismo dos recém-empossados.
"A nova administração saberá lidar com os desafios que se apresentam e os vindouros. Estará a postos para resistir à desconstrução dos direitos trabalhistas", enfatizou o magistrado.
"Sonhemos todos com a solidez da sociedade e da Justiça do Trabalho", reforçou o procurador chefe do Ministério Público do Trabalho, Estanislau Tallon Bozi.
O presidente da OAB, seção Espírito Santo, Homero Mafra, lembrou em seu discurso o corte no orçamento da Justiça do Trabalho ("de viés claramente punitivo, ideológico") e reafirmou a importância da união entre Advocacia e Magistratura para o fortalecimento da Justiça do Trabalho: "continuaremos juntos trabalhando para um dia alcançarmos a alegria geral do país".
Presença de autoridades
Diversas autoridades compareceram à cerimônia de posse dos novos dirigentes, como o vice-governador do Espírito Santo, César Colnago; o presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, Annibal de Rezende Lima; o deputado estadual Hércules Silveira; o prefeito de Vila Velha e servidor do TRT-ES, Max Freitas Mauro Filho; o prefeito de Cariacica, Geraldo Luzia de Oliveira (Juninho); o presidente da Amages, Ezequiel Turíbio; o procurador-chefe da União no Espírito Santo, Armando Miranda Filho, e o capitão de Mar e Guerra Luiz Eduardo Soares Fragoso.
Representantes de outros Tribunais do Trabalho também estiveram presentes, dentre eles, os presidentes dos TRTs de Campinas e do Paraná, Fernando da Silva Borges e Arnor Lima Neto, respectivamente, e a presidente do TRT da Bahia, Maria Adna Aguiar.
Os desembargadores aposentados do TRT-ES Maria Francisca Lacerda, Maria de Lourdes Vanderlei, Hélio Mário de Arruda, Sérgio Moreira de Oliveira e Geraldo de Castro Pereira também fizeram questão de prestigiar a cerimônia.