Exposição “Um Mundo Sem Trabalho Infantil” quer alertar sociedade sobre o tema - CSJT2
(13/06/2016)
O presidente do TST e CSJT, ministro Ives Gandra Martins Filho, destacou o impacto positivo que a Exposição Itinerante “Um Mundo Sem Trabalho Infantil” poderá causar na sociedade. A mostra, promovida pelo Programa de Combate ao Trabalho Infantil da Justiça do Trabalho, em parceria com a Comissão de Documentação do TST, foi aberta oficialmente nesta segunda-feira (13), com a presença de vários ministros, e ficará aberta ao público até o dia 8 de julho.
O objetivo do evento é retratar as piores formas de trabalho infantil para que a sociedade exija o cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes, a fim de garantir a esses jovens um futuro digno e equilibrado. “É uma realidade que muitos não veem e a exposição permite que os visitantes sintam o que muitas crianças sentem, com os painéis interativos que simulam situações que elas enfrentam, a dificuldade do trabalho realizado por crianças”, salientou o ministro.
Ives Gandra também ressaltou a importância do Programa de Combate ao Trabalho Infantil, que defende que cada criança possa ter uma infância saudável e com educação. “É a brincadeira que vai manter a serenidade nos momentos mais difíceis do decorrer da vida, por isso é importante que os jovens tenham a chance de ter uma infância feliz para se recordar”.
A coordenadora da Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem, ministra Kátia Arruda, ressaltou que a erradicação do trabalho infantil é a luta do ano da Comissão e do TST. “É muito importante uma exposição que trate do tema e que chame a sociedade brasileira a repensar essa situação. Precisamos que todos percebam que a exploração de crianças e adolescentes é um grande entrave para o desenvolvimento do país”, enfatizou. A ministra espera que a exposição itinerante possa servir também como uma “mensagem de esperança” para a erradicação do trabalho infantil no Brasil.
Exposição Itinerante “Um Mundo Sem Trabalho Infantil”
Aberta ao público, a mostra divulga documentos históricos, fotografias, cópias de documentos processuais, vídeos com depoimentos, cartilhas, gibis educativos e jogos digitais que retratam o atual cenário do trabalho infantil no país, além de mostrar as iniciativas de luta pela erradicação do problema.
De: 13/6 a 8/7
Local: Tribunal Superior do Trabalho – mezanino, bloco A.
(Victor Almeida – estagiário/TG. Fotos: Fellipe Sampaio)
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.
(61) 3043-4907