Encontro de liderança digital para mulheres na Justiça do Trabalho debate Legal Design com magistradas e servidoras - CSJT2
Encontro de liderança digital para mulheres na Justiça do Trabalho debate Legal Design com magistradas e servidoras
A especialista Cynara de Souza Batista apresentou o método inovador para simplificar juridiquês e aproximar cidadãs e cidadãos do Judiciário.
A palestra ficou a cargo da advogada e especialista Legal Design Cynara de Souza Batista.
24/5/2023 - Mais de 300 pessoas acompanharam, nesta sexta-feira (19), a palestra "Legal Design e sua aplicação no Judiciário", na 4ª edição do Ciclo de Encontros Virtuais "Liderança Digital para Mulheres". A apresentação ficou a cargo da advogada e especialista no tema Cynara de Souza Batista.
Ao abordar a temática, a advogada destacou a importância da linguagem simples e do uso de recursos visuais como um método para simplificar a linguagem jurídica e aproximar o cidadão. Ela explicou ainda sobre a relevância de incluir elementos visuais no Direito, uma vez que, segundo ela, o cérebro processa imagens de modo muito mais rápido quando comparado com as informações textuais ou numéricas.
“Mais de 60% da população prefere aprender de forma visual e o cérebro processa informação visual muito mais rápido que o texto”, disse. “O escopo da jornada é o de sugerir ferramentas de visual law no contexto do judiciário e da advocacia, tendo em conta o descompasso do modelo padrão de apresentação dos fatos, do direito e do pedido em face da incidência das variáveis decorrentes da aceleração do tempo, digitalização dos processos e da escassez de atenção dos agentes processuais”, completou.
Para todas as pessoas entenderem
Cynara de Souza Batista explica que o Legal Design e o Visual Law são metodologias que permitem construir ferramentas para que o direito seja melhor compreendido pelas pessoas. Ao conceituar o Legal Design, ela explica aborda seu potencial para avaliar e desenhar soluções jurídicas de maneira simples, funcional, atrativa e com boa usabilidade.
“Significa priorizar os interlocutores do sistema legal, tanto os que estão excluídos e precisam resolver seus problemas, quanto os profissionais que trabalham dentro dele”, afirmou. “A perspectiva do legal design faz com que possamos falar com essas pessoas. Criar e testar com elas e gerar algo que efetivamente resolva o problema da forma mais útil, usável e capaz de gerar engajamento”, concluiu.
Liderança Digital
O Ciclo de Encontros Virtuais Liderança Digital para Mulheres é uma iniciativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho que tem o objetivo de fomentar a participação de magistradas e servidoras na área da Tecnologia da Informação no Judiciário Trabalhista. Apesar dos avanços alcançados pelas mulheres na sociedade, ainda é possível observar que determinadas áreas de trabalho, como a de Tecnologia da Informação, são predominantemente ocupadas por homens.
São encontros predominantemente ministrados por profissionais femininas com grande destaque nesse campo. É um ambiente de mulheres falando para mulheres, cujo objetivo é desmistificar tabus e incentivar a participação feminina em um tema estratégico para as organizações.
Marque na agenda
A quinta edição do evento está prevista para o dia 16 de junho (sexta-feira), com a analista Svetlana Sicular, uma líder de pensamento na interseção de dados e Inteligência Artificial (IA) da Gartner, uma das principais empresas de consultoria em TI no mundo.
Veja também:
8/2/2023 - Transformação digital é debatida no segundo encontro virtual de liderança digital para mulheres
13/12/2022 - Ciclo de encontros debate representatividade das mulheres na área de Tecnologia da Informação
27/4/2023 - Transparência e proteção de dados foi tema do 3º Encontros de Liderança Digital para Mulheres
(Nathalia Valente/AJ)