Notícias

Voltar Encontro das unidades de comunicação da Justiça do Trabalho teve oficinas da Meta, YouTube e TikTok

A reunião técnica das unidades de comunicação social 2024 da instituição foi realizada nos dias 27 e 28 de novembro, no TST, em Brasília.

Sala cheia com pessoas olhando para Lilian Estevanato, gerente para Organizações Governamentais para América Latina da Meta

Palestra com Lilian Estevanato, gerente para Organizações Governamentais para América Latina da Meta

6/12/2024 - Jornalistas, publicitários (as) e demais profissionais da comunicação que integram as unidades de comunicação social da Justiça do Trabalho estiveram reunidos na última semana, no Tribunal Superior do Trabalho (TST).  A reunião contou com a participação de profissionais de comunicação dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho e do TST e serviu para debater estratégias e o planejamento da área.

Além de compartilharam boas práticas sobre acessibilidade nos produtos de comunicação, técnica de redação de notícias jurídicas, atualização do manual da marca e o uso de inteligência artificial nas rotinas do setor, os profissionais participaram de oficinas com representantes das empresas de tecnologia Meta, YouTube e TikTok para aprimorar os resultados dos perfis institucionais nas redes sociais.

Confira mais fotos do encontro no Flickr do CSJT.

Espaço de debates e aprimoramento da comunicação pública

De acordo com o chefe da Divisão de Comunicação Institucional da Secretaria de Comunicação Social do TST (DCI/SECOM), Alessandro Jacó, o encontro anual é o momento em que os profissionais trocam boas práticas que se disseminam de forma orgânica em todo o judiciário trabalhista.

“Como as rotinas das unidades estão preenchidas, em sua maioria, com a parte operacional na execução de demandas e projetos de todas as áreas dos tribunais, ter esse momento para pensar e refletir estrategicamente a comunicação pública feita pela Justiça do Trabalho é essencial para a instituição como um todo”, disse. “Tudo que discutimos e aprendemos nesses encontros são levados para cada canto do país e geram impactos positivos nas respectivas jurisdições”, completou.

Melhorar a presença digital do tribunal

O coordenador de comunicação do TRT-23 (MT), Zequias Nobre, destacou o aprendizado adquirido para melhorar a presença digital do seu TRT nas redes sociais. “As palestras, especialmente as focadas em redes sociais, ofereceram insights práticos e valiosos sobre como otimizar nossa presença digital. O diálogo com representantes da Meta, YouTube e TikTok foi fundamental para entendermos as melhores práticas e estratégias para engajar nossos públicos nas plataformas digitais, disse.

"O encontro anual é fundamental para que possamos debater as estratégias, pensar em uma comunicação pública mais eficiente e assertiva e, assim, fortalecer a Justiça do Trabalho em todo o país. Pensando e agindo juntos, chegamos mais longe e no nosso foco: a população que precisa dos nossos serviços", afirmou a coordenadora de comunicação do TRT da 6ª Região, Maria Eduarda Vaz.

Trocas e soluções para desafios comuns

A coordenadora de comunicação do TRT de Santa Catarina, Camila Sartori, também destacou a possibilidade de compartilharmos boas práticas. “Esses momentos de troca fortalecem nossa atuação conjunta, promovendo maior eficiência na comunicação institucional e garantindo que nossas ações estejam alinhadas aos desafios e objetivos do judiciário trabalhista em todo o país”, disse.

“É uma oportunidade valiosa para trocar experiências com algumas das melhores equipes de comunicação pública do país. Um espaço para fortalecer conexões, buscar soluções para desafios comuns, compartilhar aprendizados e reafirmar o compromisso com uma comunicação pública transparente, acessível e significativa”, disse Francine Costa, coordenadora de Comunicação Social e Cerimonial do TRT-17 (ES)

“O encontro dos gestores e gestoras de comunicação sempre nos faz sair maior e melhores do que chegamos. É um compartilhamento muito rico de vivências e experiências que só nos possibilita atuar de forma ainda mais atenta para o crescimento da Justiça do Trabalho”, disse o secretário de comunicação do TRT da 8ª Região (PA/AP).

Confira a reportagem sobre o encontro produzida pela Coordenadoria de Rádio e TV do TST:

(Secom/TST)

Rodapé Responsável DCCSJT