Notícias

Voltar Empresa de tecnologia pede retirada de processos que tramitam no TST

(25/04/2017)

A lista de processos foi entregue ao vice-presidente do CSJT, ministro Emmanoel Pereira, coordenador da Comissão Nacional de Promoção à Conciliação

O vice-presidente do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, ministro Emmanoel Pereira, recebeu ao longo desta semana, representantes da Icomon Tecnologia Ltda que formalizou sua desistência em 30 processos que tramitam no TST, sendo que já desistiu de outros 60, e pretende agir de igual maneira em cerca de 200 ações.

Durante a visita de cortesia, a empresa reiterou ainda sua participação na 3ª edição da Semana Nacional da Conciliação Trabalhista, que acontece de 22 a 26 de maio. A empresa, que conta com oito mil empregados , vai propor acordos em 100 processos que estão em tramitação na Corte.

De acordo com Vivien Mello Suruagy, sócia da Icomon, a medida visa à celeridade processual e à solução dos conflitos. “Nós precisamos de agilidade, de que as pessoas envolvidas no processo sejam coerentes, e saibam analisar e conciliar, além de fazer com que as partes vejam os benefícios de solucionarmos logo e de forma eficaz essas ações”, disse.

Coordenador da Comissão Nacional de Promoção à Conciliação, Emmanoel Pereira disse receber com alegria os representantes da Icomon. “A entrega das listas demonstra ser constante o interesse das empresas brasileiras em aproveitar a Semana Nacional da Conciliação Trabalhista para tentar acabar com o litígio entre empregado e empregador”.


Semana Nacional da Conciliação

A Semana Nacional da Conciliação Trabalhista é um evento promovido pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho em parceria com os 24 TRTs, Trata de um forço concentrado para conciliar o maior número possível de processos.

Para participar, as partes comunicam o Tribunal onde o processo tramita a intenção de conciliar, ou seja, a vontade de fazer um acordo. Desse modo, é marcada uma audiência e, no dia agendado, as próprias partes, perante o Juiz do Trabalho ou Desembargador, acordam a solução mais justa para ambas as partes.

O evento visa estimular a solução de conflitos entre patrões e empregados por meio do diálogo e da conciliação. A prática, além de ser considerada mais rápida, eficaz e menos onerosa na solução de processos, também ajuda a reduzir o número de processos que tramitam nos Tribunais e Varas do Trabalho.

Qualquer empresa pode optar pela conciliação, independentemente do porte ou do número de processos existentes. Para isso, basta procurar o Tribunal Regional do Trabalho no qual o processo tramita, os Núcleos de Conciliação da Justiça do Trabalho ou a vice-presidência Tribunal Superior do Trabalho pelo e-mail: conciliacao-tst@tst.jus.br, caso o processo tramite no TST.

(Guilherme Santos/TG - Fotos: Aldo Dias)

Divisão de Comunicação do CSJT
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.
(61) 3043-4907  

 

Rodapé Responsável DCCSJT