Desembargadora do TRT-ES é a nova coordenadora do FONACOM da JT - CSJT2
(13/04/2016)
A desembargadora do TRT-ES Ana Paula Tauceda Branco assumiu como a nova coordenadora do Fórum de Coordenadores de Núcleos e Centros de Conciliação da Justiça do Trabalho, na última quinta feira (7/4). Tal função foi assumida pelo fato de o ex-coordenador do Fórum, o juiz auxiliar da vice-presidência do TST e presidente do Colégio de Coordenadores de Núcleos de Conciliação da Justiça do Trabalho, Rogério Neiva Pinheiro, ter precisado se afastar do cargo por motivos pessoais.
Criado em fevereiro deste ano, o Fórum de Coordenadores de Núcleos e Centros de Conciliação da Justiça do Trabalho (FONACOM) é um colegiado que congrega os gestores da conciliação na Justiça do Trabalho. Ou seja, reúne magistrados, tanto do primeiro quanto do segundo grau, que trabalham com a conciliação na sua dimensão de política judiciária, focados tanto em proposições e efetivações de medidas que contribuam com a busca da solução adequada de conflitos na realidade específica da Justiça do Trabalho; como também, se mobilizam em torno de aspectos logísticos-operacionais, como, por exemplo, a organização da semana da conciliação.
De acordo com o juiz Rogério Neiva Pinheira, a desembargadora Ana Paula Tauceda Branco, que antes era vice-coordenadora, tem todas as condições para fazer o Fórum avançar, principalmente diante do grande desafio que é lutar pela normatização da política de conciliação na Justiça do Trabalho.
"Ela tem uma característica que é comum a todos os colegas que atuam como gestores da conciliação: somos apaixonados, motivados, empolgados e engajados no tema. Além disso, ela tem demonstrado grande boa vontade e disposição para trabalhar pelo nosso movimento, sempre preocupada e atenta às questões que nos são relevantes", frisou.
A desembargadora Ana Paula Tauceda Branco ressaltou que "a Conciliação está na genética da Justiça do Trabalho e, pela via do Fórum, estamos sempre unidos e articulados, pensando em melhores soluções para os jurisdicionados, no âmbito da conciliação, além de podermos partilhar e intercambiar as boas práticas que vem acontecendo institucionalmente, nessa seara".
Questionada sobre qual deve ser o rumo para o cumprimento da política de conciliação no âmbito da Justiça do Trabalho, Tauceda respondeu que é preciso trilhar um caminho que ao mesmo tempo conjugue o foco na lógica protetiva do Direito do Trabalho e a busca pela eficiência na prestação jurisdicional por meio da conciliação. E isto é o que estamos fazendo e continuaremos a fazer, constantemente juntos, no Fórum.
Fonte: TRT-17 (ES)