Desembargador Wilson Fernandes é o novo presidente do TRT de São Paulo - CSJT2
(09/08/2016)
Eleito na última segunda-feira (1º/8) com 50 votos de um total de 85, o desembargador Wilson Fernandes é o novo presidente do Tribunal Regional de Trabalho da 2ª Região, que tem jurisdição na capital paulista. Ele será o 32º presidente do maior tribunal trabalhista do país, com 510 magistrados, cerca de 5,7 mil servidores e com o maior volume processual: foram 460 mil processos recebidos só em 2015. Seu mandato será para o biênio 2016-2018.
"É o coroamento de uma carreira de 30 anos de magistratura. Há muito trabalho pela frente, e o grande desafio é conseguir superar as dificuldades em decorrência do grande corte de verbas que sofremos e talvez ainda soframos no ano que vem”, disse Fernandes logo após ser eleito, referindo-se aos cortes de orçamento na Justiça do Trabalho.
Para o corpo diretivo do TRT-2, foram eleitos a desembargadora Cândida Alves Leão como vice-presidente administrativa, o desembargador Carlos Roberto Husek como vice-presidente judicial, e a desembargadora Jane Granzoto como corregedora regional.
Biografia
Wilson Fernandes é paulista da cidade de Brotas. Mudou-se para São Paulo aos 18 anos, após aprovação em concurso público do Tribunal Regional Eleitoral, onde trabalhou por dez anos. Nesse período, cursou a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Terminada a graduação, foi nomeado por concurso para o cargo de procurador do estado de São Paulo, em 1984.
Após dois anos na Procuradoria, foi nomeado, também por concurso, para o cargo de juiz do trabalho substituto do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região, em 1986. Promovido em 1988 a juiz-presidente da 16ª Junta de Conciliação e Julgamento de São Paulo (atual 16ª VT/SP), onde permaneceu até a promoção ao tribunal, em 2002. Foi integrante titular da Comissão do 35º ao 41º Concurso de Ingresso da Magistratura do Trabalho da 2ª Região.
Concluiu o curso de pós-graduação em Direito de Família e Sucessões na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em setembro de 2014. É membro do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, e, desde 1º de outubro de 2014, exerce o cargo de vice-presidente judicial do TRT-2.
Com informações da Assessoria de Imprensa do TRT-2.