Notícias

Voltar CSJT realiza treinamento de nova funcionalidade do Diário Eletrônico da JT

04/09/2015 - O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) realizou, nos dias 2 e 3 de setembro, um treinamento sobre a nova funcionalidade do Diário Eletrônico da Justiça do Trabalho (DEJT), a Pesquisa Personalizada para Advogados. O objetivo do curso era apresentar aos gestores regionais e representantes de TI dos Tribunais Regionais do Trabalho, do CSJT e da Central de Atendimento, os serviços que a Pesquisa Personalizada oferecerá, além da formação de multiplicadores para atuação em seus respectivos Regionais e órgãos.
 

A gestora nacional e coordenadora do Comitê Gestor do DEJT, Lilian Pinheiro Dantas, explica que a nova funcionalidade foi desenvolvida para facilitar a consulta por matérias de interesse dos advogados. De acordo com a gestora, para encontrar uma publicação de interesse, o usuário deveria buscar as matérias por uma data específica, abrir o documento e pesquisar os termos de interesse com as ferramentas do programa de visualização utilizado. “Esse procedimento, além de desperdiçar o tempo do usuário, aumentava o risco de pesquisas com resultados equivocados”, afirma.

Com a nova funcionalidade, os advogados agora podem realizar consultas que terão como resultado um conjunto de matérias contendo intimação ou citação para uma das inscrições na OAB do usuário. Segundo Lilian Dantas,  os advogados também podem ser agrupados em “Escritórios Virtuais”, que são grupos de advogados com um gestor e um ou mais participantes. “Os escritórios são usados para que as consultas retornem matérias onde qualquer um de seus participantes tenha sido intimado ou citado. Com isso, a necessidade de consulta que usuários precisavam realizar para encontrar publicações de interesse a seus pares é eliminada”, explica.

A versão atual do DEJT, a 6.0, já possui a Pesquisa Personalizada para Advogados implantada. Porém, para que os TRTs possam habilitá-la, é necessário adequar seus sistemas que enviam matérias para publicação no DEJT ao novo formato exigido. “A habilitação da nova funcionalidade poderá ser agendada pela Gestão Nacional do DEJT de acordo com solicitação de cada Regional, após as adequações serem atendidas”, explica Lilian.

Drielly Jardim
ASCOM/CSJT
Esta matéria tem caráter informativo, sem cunho oficial.
É permitida a reprodução mediante citação da fonte.
csjt-imprensa@tst.jus.br

Rodapé Responsável DCCSJT