CSJT lança manual de boas práticas para o Facebook - CSJT2
21/08/2014 – O Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), por meio da sua Assessoria de Comunicação Social (Ascom), lançou na última segunda-feira (18) seu “Manual de Uso do Facebook”, um produto que é resultado do planejamento de comunicação que reformulou a fanpage da instituição na rede social.
De acordo com a assessora-chefe de comunicação social do Conselho, Juliana Fernandes, a reformulação da página segue também orientação do presidente do CSJT, ministro Antonio José de Barros Levenhagen, no sentido de utilizar as redes sociais como importantes ferramentas para dar visibilidade às inúmeras ações empreendidas pelo Conselho. “Nesse sentido, nós iniciamos no mês de junho um estudo minucioso que apontou quais deveriam ser as principais mudanças na fanpage”, explica.
Essas alterações, segundo a assessora, resultaram um incremento exponencial nas estatísticas do perfil em apenas dois meses. “Os dados do mês de agosto apontam que nós tivemos um aumento de 50% no número de usuários conectados, 800% no número de curtidas e 400% em número de compartilhamentos”, afirma. Para ela, o caminho natural após os resultados positivos, seria compartilhar essa experiência com os outros órgãos da Justiça do Trabalho e abrir espaço para a troca de ideias e boas práticas. “O manual é uma maneira simples de compartilhar a nossa experiência e abrir caminho para sugestões e implementações que dêem visibilidade à missão da Justiça do Trabalho”, garante.
Segundo Higor Faria, técnico da Ascom responsável pela reformulação da fanpage, o manual também demonstra que com um bom planejamento, é possível ter engajamento no Facebook mesmo com uma equipe pequena. “O importante é definir metas, entender para qual público a página é direcionada e trabalhar os temas da Justiça do Trabalho de maneira mais direta e leve”, afirma. “Mesmo que a equipe de comunicação seja pequena, um único profissional dedicado à página consegue iniciar mudanças significativas”, analisa.
No manual estão disponíveis as estatísticas da página do CSJT desde que foi lançada, em abril de 2011, bem como as regras gerais que definem a padronização de imagens, identidade visual dos posts e regularidade com que os mesmos devem ser publicados. Os termos de uso, que são as regras de postagem para os fãs da página, também estão presentes na publicação.
As assessorias de comunicação dos órgãos da Justiça do Trabalho que se identificarem com as práticas obtidas pela Ascom-CSJT e/ou estiverem interessadas em obter o manual, podem entrar em contato com a assessoria pelo telefone (61) 3043-3730 ou pelo e-mail ascom.csjt@csjt.jus.br.
Encontro de comunicadores – Os gestores de comunicação dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs), que estiveram em Brasília para participar do II Encontro Nacional de Comunicação do Poder Judiciário, realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), entre os dias 19 e 20 de agosto, tiveram a oportunidade de conhecer o “Manual de Uso do Facebook” do CSJT durante uma reunião realizada na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), na última segunda-feira (18).
Confira a participação dos Tribunais no encontro:
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