Notícias

Voltar Correição constata sucesso do Pje entre advogados e população na VT de Valença (PI)

Correição constata sucesso do Pje entre advogados e população na VT de Valença (PI)
   
A Vara do Trabalho de Valença (PI) foi a primeira unidade que, funcionando com o Processo Judicial Eletrônico (Pje), recebeu atividades de correição, na jurisdição do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-PI). Realizada na última quinta-feira (8), a correição foi coordenada pelo desembargador Arnaldo Boson Paes, a pedido da titular da Corregedoria do TRT-PI, desembargadora Liana Chaib, que também exerce o cargo de vice-presidente do Tribunal.

Além do ineditismo, face às diferenças entre a tramitação manual e a eletrônica, o desembargador Arnaldo Bóson destaca um fato, em especial, que chamou a atenção: o êxito do sistema de processo eletrônico, com ampla aceitação por parte dos usuários em geral e, em particular, pelos advogados. "Verifica-se que o sistema está funcionando a contento, com pleno domínio por parte do juiz titular e de sua equipe. Pelo que pudemos observar durante a correição, trata-se de experiência bem sucedida de implantação e funcionamento do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho. Chama a atenção o grande nível de aceitação por parte dos por parte dos advogados, cuja participação é imprescindível para o sucesso do Pje".

A observação do desembargador Arnaldo Boson coincide com o ponto de vista manifestado pelo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil do Piauí (OAB-PI), Willian Guimarães, no artigo "O Advogado do século XXI", publicado no site da instituição, em homenagem ao Dia do Advogado, em 11 de agosto. Após fazer considerações sobre as circunstâncias e dificuldades que envolvem a implantação do PJE, ele declara que se trata de uma iniciativa sem retrocessos e que os advogados precisam adaptar-se a essa realidade.  "Contudo, como em toda quebra de paradigmas, necessário o compromisso da advocacia com essa inovação, atendendo às opções de capacitação que estão sendo ofertadas pela OAB/PI, a aquisição da certificação digital e equipamentos necessários ao exercício dessa nova forma de advocacia, sob pena de sermos excluídos do mercado de trabalho", conclui.

O desembargador Arnaldo Boson considera que a experiência de Valença do Piauí deverá se refletir positivamente nas demais Varas do Trabalho que já se utilizam do Pje (Piripiri e Uruçuí), assim como nas quatro Varas de Teresina, cuja implantação do sistema está prevista para novembro de 2013. O desembargador ressalta a importância para o treinamento no Pje. Nesse aspecto, ele destaca o papel institucional da Escola Judicial da 22a Região (Ejud-22), a qual compete treinar servidores e magistrados da Justiça do Trabalho, e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que oferece cursos aos seus afiliados, no Estado do Piauí.

(Fonte: TRT-22)

Rodapé Responsável DCCSJT