Notícias

Voltar Comunicado sobre o PJe-JT

01/08/2014 - A Presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-RJ) informa que está envidando todos os esforços, juntamente com o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), para solucionar o problema de instabilidade no sistema do Processo Judicial Eletrônico da Justiça do Trabalho (PJe-JT).
 
Neste mês de julho, o problema teve início no dia 11/7, nos 1º e 2º graus de jurisdição. A situação se normalizou no 2º grau, mas os períodos de instabilidade permaneceram no 1º grau no período de 15 a 30/7. 
 
A instabilidade tem sido provocada pela grande quantidade de acesso simultâneo ao sistema. No Rio de Janeiro, somente no 1º grau, existem mais de 30 mil advogados cadastrados no sistema, quase 250 magistrados, mais dois mil servidores, e contabiliza-se um total aproximado de 285 mil processos. Em alguns horários chega-se a três mil acessos ao sistema por minuto. Esse volume considerável tem sobrecarregado o sistema como um todo, provocando sua queda nos momentos de pico.
 
As equipes técnicas do CSJT e do TRT/RJ estão trabalhando em conjunto, dedicadas exclusivamente a solucionar o problema. O objetivo no momento é realizar um ajuste fino na aplicação com o intuito de otimizar as consultas e as rotinas, melhorando o tempo de resposta e aliviando a sobrecarga no sistema. Anteriormente tal medida não era necessária, pois não havia um volume tão grande de processos e concorrente de acessos.
 
Outra medida adotada pelas equipes está relacionada à infraestrutura, com ajustes no banco de dados e nos servidores de aplicação. Está sendo implementada a replicação da base de dados a fim de disponibilizar uma base distinta às consultas externas e outra à rotina diária do Tribunal.
 
As equipes do CSJT e do TRT/RJ estão monitorando a aplicação em tempo real, identificando os pontos de estrangulamento e adotando as ações para minorar os episódios de queda, bem como o tempo em que o sistema fica indisponível. A melhora tem sido gradativa à medida que os pontos de estrangulamento vão sendo eliminados. O CJST tem disponibilizado periodicamente versões de ajustes com correções de erros e aprimoramento da performance.
 
A intermitência do acesso ao PJe-JT levou a Presidência do TRT/RJ à editar dois atos, suspendendo os prazos processuais dos processos que tramitam no sistema, somente no âmbito do 1° grau, no período de 18/7 a 23/7 (Ato Nº79/2014) e no período de 30/7 a 4/8 (Ato Nº81/2014, que ainda será publicado no Diário Oficial).
 
A Coordenadoria Nacional do PJe-JT, representada pelas magistradas Ana Paula Pellegrina Lockmann e Gisela Ávila Lutz, vem atuando diretamente na busca de soluções e medidas aptas a garantir, de forma célere, a plena estabilização do sistema.
 
A Presidência do TRT/RJ compreende os percalços para os usuários externos do PJe-JT, decorrentes da intermitência do sistema, e reitera seu total comprometimento na busca da solução dos problemas de forma definitiva.
 

Fonte: TRT 1 

Rodapé Responsável DCCSJT