Comitê Gestor do Programa Nacional de Resgate da Memória da JT se reúne em Brasília - CSJT2
05/11/2014 – O Comitê Gestor do Programa Nacional de Resgate da Memória da Justiça do Trabalho (CGMNac-JT) esteve reunido nesta segunda-feira (3) na sede do Tribunal Superior do Trabalho (TST), em Brasília. A ministra Maria de Assis Calsing, coordenadora do grupo e conselheira do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), comandou o encontro que deliberou, dentre outros temas, sobre os custos de manutenção dos arquivos da Justiça do Trabalho.
Durante o encontro, o Coordenador de Gestão Documental do CSJT e do TST, Luiz Fernando Duarte de Almeida, apresentou aos integrantes do Comitê um estudo sobre os custos de manutenção dos arquivos do judiciário trabalhista. Tal pesquisa, realizada com todos os Tribunais Regionais do Trabalho do país, resultou em uma ferramenta que calcula o espaço ocupado pelos processos em cada Tribunal e permite apontar os recursos necessários para a manutenção e preservação dos arquivos até o ano de 2020.
A ministra Maria de Assis Calsing reiterou ainda que a ferramenta será apresentada a toda a justiça trabalhista nesta quarta-feira (5), durante o II Simpósio de Gestão Documental da Justiça do Trabalho, que terá como tema central os instrumentos de gestão e a preservação documental.
No que se refere a ações para 2015, os membros do CGMNac-JT também definiram a data de realização do IV Congresso Brasileiro de Arquivos do Poder Judiciário, que deverá acontecer entre os dias 19 e 21 de maio com o objetivo de integrar os gestores e colaboradores da área de gestão da informação do Judiciário. Ficou decidido ainda que a programação final do evento será definida na próxima reunião do Comitê.
O Comitê
Instituído por ato conjunto do CSJT e do TST em novembro de 2011 para auxiliar as presidências dos Tribunais do Trabalho no êxito das ações de resgate da memória da Justiça do Trabalho, o Comitê Gestor do Programa Nacional de Resgate da Memória da Justiça do Trabalho (CGMNac-JT) é coordenado pela ministra conselheira Maria de Assis Calsing e tem como integrantes as desembargadoras Eneida Melo Correia Araújo (6ª Região), Magda Barros Biavaschi (4ª Região), Cilene Ferreira Amaro Santos (10ª Região) e as juízas Maria Cristina Diniz Caixeta (3ª Região) e Denise Marsico do Couto (17ª Região).
Fonte: Ascom/CSJT