Corregedoria finaliza correição ordinária no TRT da 2ª Região (SP) - CSJT2
A correição no maior tribunal trabalhista do país foi realizada de 2 a 6 de dezembro.
6/12/2024 - Em sessão administrativa do Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP), ocorrida nesta sexta-feira (6/12), o corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Vieira de Mello Filho, encerrou a etapa presencial da correição ordinária iniciada no TRT na segunda (2).
O ministro agradeceu a acolhida dos integrantes do TRT-2 e falou sobre as impressões que teve do regional e da semana de trabalho. Para o corregedor-geral da Justiça do Trabalho, houve uma produtiva interação com as equipes do tribunal. “Ao se encerrar esse ciclo, inicia-se automaticamente um novo com inúmeros desdobramentos para seguirmos aperfeiçoando a prestação jurisdicional e superando os desafios da 2ª Região com cooperação e, sobretudo, com o reconhecimento da qualidade do trabalho deste tribunal”, disse.
Destaques
Entre os principais aspectos destacados pela corregedoria estão:
- O tribunal ter 58% de desembargadoras no quadro de magistrados(as) de 2º grau;
- No âmbito jurisdicional, a qualidade das decisões de admissibilidade dos recursos de revista, apesar do relevante aumento no número de recursos interpostos: “em plena sintonia com a jurisprudência nacional”;
- A recente aprovação pelo Tribunal Pleno da criação da seção especializada em uniformização de jurisprudência regional, a SUR;
- A atuação do Nugepnac e da comissão gestora na divulgação interna e externa dos precedentes obrigatórios e do atendimento dos tribunais superiores;
- A celeridade do 2º grau com o compromisso do tempo para a conclusão dos julgamentos;
- A melhora do desempenho das varas de trabalho, tanto na celeridade quanto na qualidade da prestação jurisdicional; e
- A gestão administrativa, a Escola Judicial da 2ª Região e a Segurança Institucional.
“Precisamos externar nossos agradecimentos a todas as equipes judiciárias e administrativas deste Tribunal. Desembargadores, juízes, servidores, terceirizados, e estagiários, prestadores de serviços, equipes de tecnologia da informação, a alegria da convivência com todos ao longo da semana só foi superada pela generosidade da sua acolhida”, finalizou o ministro Vieira de Melo Filho.
O presidente do TRT-2, desembargador Valdir Florindo, ressaltou a cordialidade do ministro e sua equipe durante a ação correicional. “No segundo dia, já tratava diretamente pelo nome todos os integrantes da equipe da Presidência. Também visitou o Fórum Ruy Barbosa e recebeu desembargadores, juízes, servidores e sindicato”, disse o presidente do TRT-2.
O encerramento da correição ordinária foi transmitido ao vivo pelo canal do Pleno no YouTube:
Próxima correição
O próximo TRT a ser inspecionado será o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC). A correição está prevista para ser realizada de 27 a 31 de janeiro de 2025. Confira o calendário de correições ordinárias da gestão do ministro Vieira de Mello.
Com informações do TRT da 2ª Região (SP)