TRT 7ª - CE - CSJT2
A 1ª unidade de conciliação de conflitos trabalhistas de Fortaleza foi criada em 1935, como órgão vinculado à Inspetoria Regional do Trabalho, integrando o Poder Executivo. Com a Constituição de 1946, criada a Justiça do Trabalho, passou a fazer parte do Poder Judiciário. Em 5 de dezembro de 1946, na 182ª sessão, sob a presidência do Juiz Adonias Lima, instalou-se o TRT da 7ª Região, sob a regência do Decreto-Lei nº 9.797/46. Com jurisdição nos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão e sede em Fortaleza, funcionou, provisoriamente, na rua Gal. Sampaio, mudando-se, mais adiante, para a rua Barão do Rio Branco.
Em 1971, alcançou sede própria, na Av. Santos Dumont, com a aquisição do Palacete da família Jucá, edificação dos anos 40, inspirada no filme “E o Vento Levou” (1939). Em agosto de 1972, lançou-se edital para reforma e adaptação do prédio-sede. A obra incluía a construção de um salão de audiências, auditório, sala da Procuradoria, sala da contabilidade, biblioteca, gabinetes de juízes, sala de sessões, sala de reuniões, e salão de recepção. Nos dias atuais, o prédio-sede passou a ser conhecido como “Casa Branca”, e nele estão instaladas a Presidência, Vice-Presidência, Memorial, Seção de Memória, Secretarias da 2ª e 3ª Turmas, Tribunal Pleno e Corregedoria.
Com o crescimento do Tribunal em número de servidores, órgãos e unidades, foram construídos 02 (dois) prédios anexos. No primeiro deles, Anexo I, funcionam as unidades judiciárias e administrativas, e no Anexo II, o restante das unidades administrativas. Na 1ª Instância, são 37 varas do trabalho, 18 localizadas no Fórum Autran Nunes, em Fortaleza, e 19 em outros municípios do Estado do Ceará.
DOCUMENTOS
ARQUIVÍSTICOS
OBJETOS
MUSEOLÓGICOS
Conteúdo de Responsabilidade da
CGDOC – Coordenadoria de Gestão Documental
E-mail: cgdoc@csjt.jus.br
Telefone: (61) 3043-7961