VT de Itaboraí (RJ) promove acordo coletivo - CSJT2
VT de Itaboraí (RJ) promove acordo coletivo
A Vara do Trabalho de Itaboraí, localizado na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, realizou 23 audiências especiais de conciliação na segunda-feira (8), envolvendo funcionários da prefeitura de Tanguá. Ao todo, as partes fecharam acordo no valor de R$ 126.297, 81.
O juiz Titular Andre Corrêa Figueira ressaltou que, por conta da iniciativa em questão, "os diversos trabalhadores viram seus processos chegarem ao fim, enquanto o Município equacionou suas dívidas, sem risco de surpresas desagradáveis". O juiz lembrou ainda que todos na Comarca estão comprometidos com as tentativas de conciliação, uma vez que a unidade tem atualmente mais de 10 mil processos em andamento e, só este ano, já conta com cerca de 2.400 novos casos.
Empregados de diversas categorias foram beneficiados com o "pautão", pois compreendeu motorista, servente, pedreiro, psicólogo, gari e agente de saúde. De acordo com a diretora da Vara do Trabalho, Elisângela Gadelha, a prefeitura de Tanguá tomou a iniciativa de solicitar a pauta, uma vez que os processos onde figurava como pólo passivo estavam na fase de execução. O intuito foi discutir com os reclamantes a possibilidade de parcelar valores oriundos de requisições de pequeno valor e de precatórios. "A unidade judiciária pretende realizar outras audiências como esta. Já há, inclusive, audiência especial designada para 12 de agosto, com seis processos envolvendo a mesma ré", contou a servidora.
A jurisdição da VT de Itaboraí inclui, além da cidade de Tanguá, os municípios de Silva Jardim e Rio Bonito. A unidade fica na Avenida 22 de Maio, Quadra 05, Lotes 05 e 06 - Nancilândia - Itaboraí - RJ, CEP 24801-088.
(Fonte: TRT-1)