Notícias

Voltar Duas Varas do Trabalho do TRT da 17ª Região (ES) estão entre as mais bem colocadas em índice nacional

Dados fazem parte do Índice Nacional de Gestão de Desempenho

Fachada inteira TRT-17

Fachada inteira TRT-17

29/11/2023 - A 1ª Vara do Trabalho de Guarapari e a VT de Linhares estão entre as melhores do país, de acordo com a apuração do Índice Nacional de Gestão de Desempenho (IGest) referente ao período de outubro de 2022 a setembro de 2023. As duas unidades aparecem no primeiro quartil da apuração, ou seja, entre as 25% melhores Varas do Trabalho do Brasil. Ocupam, respectivamente, a 169ª e a 190ª posição no ranking nacional.

O IGest utiliza dados do e-Gestão, na base do TST, e leva em conta cinco mesoindicadores - acervo, produtividade, força de trabalho, celeridade e taxa de congestionamento – que, por sua vez, são divididos em outros indicadores. Cada indicador recebe um valor entre 0 e 1. Quando mais próximo de 0, mais satisfatório o desempenho.

O cálculo é trimestral, baseado nos dados dos últimos 12 meses anteriores ao da apuração. São consideradas as 1.571 Varas do Trabalho do Brasil ativas durante o período. A 1ª VT de Guarapari aparece entre as mais bem colocadas (primeiro quartil) desde junho deste ano. Já a VT de Linhares direcionou esforços para melhorar os indicadores e subiu do terceiro quartil, segundo o IGest anterior, para o primeiro quartil.

Trabalho em equipe

Para o juiz titular de Linhares, Adib Pereira Netto Salim, o resultado é fruto do trabalho de toda a equipe, incluindo servidoras e servidores e as juízas e os juízes que atuaram na unidade no último trimestre, “todos trabalhando em atenção aos indicadores apontados pelas variadas ferramentas trazidas pela inteligência corporativa, disponíveis no portal de nosso Regional e ressaltadas pela atuação orientadora e colaborativa da Corregedoria do nosso Tribunal”.

O juiz titular da 1ª VT de Guarapari, Vítor Hugo Vieira Miguel, também atribui o resultado ao comprometimento da equipe. “É permanente o desafio da gestão de pessoas e de processos quando a missão é a prestação jurisdicional célere e qualificada. O resultado alcançado pela 1ª VT de Guarapari no IGest é o resultado do comprometimento de todos e todas que aqui atuaram no período em análise.”

Apoio da Administração

A Secretaria de Governança e Gestão Estratégica (Segest), a Secretaria-Geral Judiciária (Segejud) e a Secretaria de Corregedoria (Secor) do TRT-17 desenvolvem um trabalho conjunto para operar suporte às varas, auxiliando-as a utilizar as ferramentas disponibilizadas pelo Tribunal: Painel IGest, Luz e Halo.

“Atentando para os referidos indicadores e colocando as tarefas diárias na ordem de prioridades sugerida pelos apontamentos de pendências mais impactantes, o resultado vem naturalmente”, explica o juiz Adib Salim.  

Além das duas unidades no primeiro quartil, o TRT capixaba tem sete varas no segundo quartil, segundo a última apuração do IGest. Os dados podem ser consultados na aba Inteligência Corporativa - IGest, no portal do TRT-17  

Fonte: TRT da 17ª Região (ES)

Rodapé Responsável DCCSJT