Notícias Internas Notícias Internas

Constituição x Reforma Trabalhista é tema de livro lançado no TST

Em: 09 de Outubro de 2018 às 06:17 PM

Experiências de outros países são compartilhadas por variados autores

 

Durante a abertura do Seminário Internacional “30 anos da Constituição Cidadã e Um Ano da Reforma Trabalhista”, realizado no Tribunal Superior do Trabalho na última segunda-feira (8), foi lançado o livro “Democracia e Neoliberalismo: o legado da Constituição de 1988 em tempos de crise”.

A obra traz uma coletânea de artigos escritos por 26 professores, juízes e juristas brasileiros e estrangeiros de países como Portugal e Espanha. Entre os autores está o ministro Augusto César Leite de Carvalho, do TST.

“O livro promove uma reflexão sobre o direito do trabalho, sobretudo no momento em que nós vivemos, após uma recente reforma trabalhista”, enfatizou o ministro. A coletânea é um projeto do Instituto de Pesquisas e Estudos Avançados da Magistratura e do Ministério Público do Trabalho (Ipeatra).

De acordo com uma das coordenadoras da obra, a procuradora do trabalho Adriane Reis de Araújo, a diversidade de perfis foi planejada para trazer um panorama completo sobre a realidade de reformas no direito trabalhista pelo mundo e a repercussão dentro do direito constitucional.

“Convidamos autores renomados de diferentes países para nos trazerem a experiência da aplicação da reforma em diferentes contextos”, detalhou a procuradora durante a sessão de autógrafos.

O desembargador do trabalho Marcelo José Ferlin D’Ambroso, outro coordenador da obra, enfatiza que os artigos ponderam o ponto de vista de outros países e fazem uma análise aprofundada da reforma trabalhista no Brasil, diante da Constituição Federal. “O objetivo é ser uma referência que prestigie os 30 anos da Constituição”.

No livro é possível encontrar também artigos do professor de direito do trabalho e da seguridade social da Universidade Complutense de Madri Fernando Valdés Dal-Ré e de outros como María Acale Sánchez, Oscar Krost, Roberta Fermé Sivolella, entre outros.

(JS/TG Foto: Giovanna Bembom)

 

Última Modificação: 09 de Outubro de 2018 às 06:20 PM
Média (0 Votos)

 



Conteúdo de Responsabilidade da SECOM

 Secretaria de Comunicação Social

Email: secom@tst.jus.br

Telefone: (61) 3043-4907