Campanha de vacinação contra gripe começou nesta segunda-feira (15) no TST

Em: 12 de Abril de 2019 às 06:36 PM

A Secretaria de Saúde (SESAUD) informa que de 15 a 30 de abril realizará a vacinação anual contra a gripe. A campanha, que visa combater o vírus influenza e imunizar servidores e magistrados, é uma ação preventiva de Saúde Ocupacional no Tribunal Superior do Trabalho. 

Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a gripe influenza consiste em uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe comum. Também conhecida como gripe suína ou H1N1, ela se dissemina de pessoa para pessoa, especialmente  por meio de tosse ou espirro da pessoa infectada.

Imunização

As doses da vacina são especialmente indicadas para pessoas que possuem o risco de adquirir a patologia aumentado, como diabéticos, portadores de doenças pulmonares e cardíacas, maiores de 60 anos e gestantes. Em contraponto, as doses imunizantes não são indicadas para alérgicos à proteína do ovo e ao antibiótico gentamicina, além de pessoas com febre, infecção aguda ou que apresentaram alergia a vacinações anteriores.

A vacina a ser utilizada é a Fluarix Tetra, fabricada pelo Laboratório GlaxoSmithKline (GSK), da Alemanha, compostas por quatro tipos de vírus inativados, dentre eles o H1N1 e o H3N2, sendo este último  o responsável pelos quadros mais graves ocorridos em 2018.  

A Secretaria de Saúde destaca que as servidoras gestantes deverão apresentar prescrição ou liberação médica para receberem a imunização. A receita entregue será retida para eventual comprovação perante órgãos de fiscalização do Distrito Federal.

Atente-se!

Devido ao novo regulamento da ANVISA, a SESAUD necessitou alterar a dinâmica da vacinação para cumprir as exigências da Vigilância Epidemiológica do Distrito Federal e, dessa forma, todos os servidores serão vacinados de acordo com o esquema de horário abaixo.

Nos dias 15 e 16 de abril, todos os servidores poderão ser imunizados até o limite das senhas distribuídas. De 22 a 29 de abril, ocorrerá por ordem alfabética, de acordo com o quadro abaixo.  No último dia, 30 de abril, a vacinação será livre para todos os servidores.

 

(Igor Tarcízio, com informação da Secretaria de Saúde)

 

 

 

Última Modificação: 12 de Abril de 2019 às 06:39 PM

 


Conteúdo de Responsabilidade da SECOM
Secretaria de Comunicação Social
Email: secom@tst.jus.br
Telefone: 3043-4907