Mulheres com nível superior são a maioria no TST

Em: 14 de Março de 2019 às 06:25 PM

O Tribunal Superior do Trabalho tem um total de 94% de mulheres que possuem nível superior, sendo 1.193 servidoras, incluindo as inativas e cedidas, contra 85% dos homens, que somam 1.017.

Os números demonstram o alto nível intelectual das servidoras que aqui trabalham, que se capacitaram e se prepararam para passar no concurso. Todos os servidores que possuem nível superior recebem um Adicional de Qualificação Permanente no valor de 5% do vencimento, todos os meses.

Um exemplo dessas mulheres  é a servidora Andréa Stuart Dias, bacharel em Direito, que se formou  na Universidade Federal de Minas Gerais, em 1989. Ela foi aprovada em primeiro lugar um ano depois no concurso do TST. A servidora conta que sua rotina para se preparar para o certame era bastante rigorosa. Estudava de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h e aos sábados, das 8h às 13h. “A aprovação foi a coroação da dedicação ao estudo, a colheita do que eu havia plantado no ano anterior”, ressalta.

Aqui no TST, Andréa trabalhou nos gabinetes dos ministros Manoel Mendes, Wagner Pimenta, Aloysio Corrêa da Veiga (quando era juiz convocado) e Maria de Assis Calsing. Passou pela Legislação de Pessoal e, desde 2014, está na Secretaria Judiciária.

Sobre o Tribunal, ela diz que temos acesso aqui a cuidados que muitos dos trabalhadores do país não têm, como saúde mental e física, pausas produtivas, ginástica laboral, quinze minutos de meditação e o programa Olhar Adiante. “Eu acho que é um ambiente de trabalho muito cuidadoso com o servidor”, afirma.

Quanto ao papel da mulher, a servidora salienta que as mulheres estão vivendo uma fase de transformação interna, nas batalhas pessoais de cada uma, num mundo em que são protagonistas, e que grande parte da população brasileira já entendeu essa transformação. “Nós somos mulheres sujeitos ativos, de direitos, de deveres e podemos colaborar muito para que a vida seja mais colorida e mais rica”, conclui.

(Viviane Gomes/TG Fotos: Giovanna Bembom)

 

Última Modificação: 14 de Março de 2019 às 06:27 PM

 


Conteúdo de Responsabilidade da SECOM
Secretaria de Comunicação Social
Email: secom@tst.jus.br
Telefone: 3043-4907