Comitê discute estratégias de combate ao assédio moral

Em: 07 de Fevereiro de 2019 às 05:14 PM

O comitê multidisciplinar instituído pelo presidente do TST e do CSJT, ministro Brito Pereira, para planejar ações de prevenção a situações que possam configurar assédio moral se reuniu nesta quarta-feira (6). Foram apresentados os resultados da pesquisa realizada em novembro para identificar o grau de conscientização dos servidores sobre o tema.

De acordo com a Coordenadoria de Estatística, 740 servidores do TST e do CSJT participaram da pesquisa realizada internamente, que indicou bom nível de conhecimento sobre o assunto. Os resultados deverão ser apresentados aos servidores em ações específicas, cuja realização está prevista para o primeiro semestre.

Grande parte das ações deverão ocorrer a partir de 2 de maio, dia nacional de combate ao assédio moral. Durante o mês, serão realizados seminários e distribuídos materiais educativos. Também estão previstas oficinas sobre o tema específicas para gestores.  A previsão é que as ações se concentrem entre os dias 6 e 10 de maio e envolvam toda a Justiça do Trabalho. “Queremos promover ampla reflexão sobre o assédio moral. Temos sempre de informar para prevenir”, afirmou o ministro Brito Pereira na reunião.

Debate

Desde que o comitê foi instituído, em junho de 2018, várias medidas foram tomadas no âmbito do TST e do CSJT. Em novembro, logo após o lançamento da pesquisa de conhecimento sobre o tema, foram promovidas palestras com o historiador Leandro Karnal, sobre ética no trabalho, e com o desembargador Sebastião Oliveira, sobre os conceitos e as características do assédio moral no ambiente de trabalho. Em dezembro, foram distribuídos exemplares do Calendário TST 2019, que destaca virtudes e atitudes que devem ser cultivadas todos os dias para o estabelecimento de relações interpessoais saudáveis.

 

Última Modificação: 07 de Fevereiro de 2019 às 05:18 PM

 


Conteúdo de Responsabilidade da SECOM
Secretaria de Comunicação Social
Email: secom@tst.jus.br
Telefone: 3043-4907