Centro de Reabilitação Funcional promove atividades de prevenção e promoção da saúde

Você sabia que o Tribunal Superior do Trabalho possui um centro atividades voltadas à prevenção e à promoção da saúde no ambiente laboral? Inaugurado em fevereiro, o Centro de Reabilitação Funcional do TST será destinado a atendimento fisioterapêutico com enfoque no tratamento de distúrbios musculoesqueléticos, uma das principais causas de afastamento, de licenças e da redução da produtividade no ambiente de trabalho.

O local foi construído com o intuito de promover ações que visam combater patologias osteomusculares e doenças crônicas não transmissíveis, mas  a mudança de hábitos maléficos ligados a alimentação e estilo de vida são os principais fatores de melhora e cura das disfunções.

Segundo dados da Secretaria de Saúde (SESAUD) do TST, entre 2015 e 2017 as disfunções relacionadas ao sistema musculoesquelético foram responsáveis por cerca de 15% de todos os afastamentos para tratamento de saúde dos servidores do Tribunal, representando cerca de quatro mil dias de afastamento por ano.

No local, são oferecidas atividades como aulas de pilates para gestantes, yoga e exercícios cardiovasculares e de força muscular para hipertensos. Todas as ações são conduzidas pelos profissionais do TST em Movimento.

Atualmente, o uso do Centro de Reabilitação é compartilhado com a Coordenadoria de Segurança e Transporte (CSET) que promove a capacitação e o treinamento de agentes de segurança do TST.

O espaço conta ainda com vestiários para para aqueles servidores que praticam alguma atividade ao ar livre, ou que utilizam a caminhada ou bicicleta como meio de transporte para o TST, ou para aqueles que praticam atividade física no calçadão ao redor do TST. 

 

(Igor Tarcízio/TG)

 


 


Conteúdo de Responsabilidade da SECOM
Secretaria de Comunicação Social
Email: secom@tst.jus.br
Telefone: 3043-4907