Computadores do TST ajudarão na rotina de trabalhos do Hemocentro

Em: 07 de Novembro de 2018 às 06:14 PM

É a terceira vez que equipamentos são doados à fundação

O presidente do TST, ministro Brito Pereira, e o diretor-executivo da Fundação Hemocentro de Brasília, Jorge Vaz, assinaram nesta quarta-feira (7)  termo de doação de 50 computadores. É a terceira vez que o Tribunal repassa equipamentos à entidade, ligada à Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Em 2014 e 2016, foram doados 100 computadores no total.

“A iniciativa é um estímulo à parceria e uma forma de contribuir com as atividades diárias de atendimento, permitindo ao Hemocentro agilizar os serviços”, afirmou o presidente do TST.

Para o diretor-executivo do Hemocentro, o gesto institucional é principalmente humanitário, porque os equipamentos doados vão facilitar as rotinas realizadas diariamente na instituição. “O sangue é um elemento essencial para o atendimento de pacientes nos hospitais e nas emergências, dando esperança de continuidade de vida”, afirmou. “Para que esse sangue chegue em condições ótimas de segurança, dependemos de sistemas informatizados que trazem as informações não só do doador, mas também de todos os exames realizados”, concluiu.

Informatização

Ao chegar ao Hemocentro, o doador de sangue passa por exames e responde a questionários. Essas informações são reunidas por meio de códigos de barras, que facilitam a transmissão de dados pelos diferentes sistemas manipulados pelos servidores da instituição.

Além de captar e distribuir as bolsas de sangue, o Hemocentro concentra o tratamento de hemofílicos no Distrito Federal mediante o controle e a distribuição dos medicamentos enviados pelo Ministério da Saúde. Outra tarefa sob responsabilidade da entidade é o Laboratório de Imunologia, que realiza testes em pacientes e em doadores de órgãos e medulas ósseas.

Rede de doação

O presidente do TST  anunciou a intenção de realizar uma campanha massiva de doação de sangue em 2019 na Justiça do Trabalho. Segundo ele, o objetivo é mobilizar os servidores dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho e das Varas do Trabalho espalhadas nos mais de 5 mil municípios brasileiros. “Estou entusiasmado com a ajuda que daremos a quem precisar de sangue. Acredito que a campanha será muito produtiva”, afirmou.

Segundo o representante do Hemocentro, os números relativos às doações têm diminuído no Brasil e no mundo. “Dependemos muito de campanhas de informação e de engajamento. O brasileiro, em geral, atende quando é chamado, mas é preciso ser desenvolvida uma cultura de doação frequente para que a manutenção dos estoques esteja sempre dentro de níveis seguros para garantir a assistência da população. Essa iniciativa do TST é absolutamente necessária e vai colaborar imensamente” concluiu.

Ao final do evento, o ministro Brito Pereira foi presenteado com uma camiseta com os dizeres “Doar sangue: eu curto!”.

(Juliane Sacerdote/PR Fotos: Giovanna Bembom)

 

Última Modificação: 07 de Novembro de 2018 às 06:18 PM

 


Conteúdo de Responsabilidade da SECOM
Secretaria de Comunicação Social
Email: secom@tst.jus.br
Telefone: 3043-4907