Exposição no TST destaca os 30 anos da Constituição da República

O presidente do Tribunal Superior do Trabalho, ministro Brito Pereira, abriu nesta terça-feira (6) a exposição “A Constituição Cidadã e a Ampliação do Acesso à Justiça do Trabalho”, que mostra a trajetória da Constituição de 1988 e a história dos oito Tribunais Regionais do Trabalho criados por ela.

Memória

“É uma exposição rica que atende a um desejo de todos nós. Precisamos catalogar nossos atos e fatos, para preservar a nossa memória”, afirmou o ministro. “Se não tivermos cuidado com nosso acervo, isso pode se perder”.

O presidente destacou que o TST sempre teve grande cuidado com sua história. “Nosso centro de memória é muito dedicado e, hoje, estamos revivendo a história. Já vi fotografias aqui que me deram muita saudade”, observou.

Vídeo

Na solenidade de abertura, foi exibido um vídeo com o ministro Luís José Guimarães Falcão, presidente do TST no biênio 1991-1993. O vídeo mostra como foram instalados os novos TRTs.

Depois da exibição, o ministro presidente e o ministro Ives Gandra Martins Filho, presidente da Comissão de Documentação, abriram oficialmente a exposição. “A Constituição de 1988 marcou a vida dos trabalhadores brasileiros”, afirmou o ministro Ives.

A mostra, que ficará no mezanino do Bloco A até 14/11 (quarta-feira), conta com documentos relevantes e fotos raras relacionados à criação e à instalação dos TRTs. "O material é bastante enriquecedor e me permitiu conhecer melhor a história dos Tribunais Regionais implantados após a Constituição de1988”, observou a servidora Juliana Scalia, lotada no Gabinete da Vice-Presidência (GVP).

(Igor Tarcízio/CF)


 


Conteúdo de Responsabilidade da SECOM
Secretaria de Comunicação Social
Email: secom@tst.jus.br
Telefone: 3043-4907