Voluntário de projeto de iluminação em quilombo é o vencedor do prêmio Servidor Cidadão

Em: 10 de Outubro de 2018 às 07:40 PM

O vencedor do Prêmio Servidor Cidadão de 2018 foi anunciado nesta quarta-feira (10). É João Tercio Silva, da Secretaria da 1ª Turma, que se voluntariou para “iluminar” a vida de comunidades quilombolas no cerrado goiano.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), cerca de três milhões de brasileiros ainda não possuem energia elétrica em suas residências. É em meio a toda essa escuridão que o Projeto Pisco de Luz atua.

Entidade sem fins lucrativos criada por André Viegas em 2017, o projeto busca promover o acesso à iluminação residencial a aproximadamente 350 famílias descendentes de escravos da Terra dos Kalungas. Situada próxima da cidade de Cavalcante (GO), a 400 km de Brasília, a região é de difícil acesso, e é preciso ter carros com tração nas quatro rodas para a locomoção. Contudo, tais obstáculos não impediram que as ações do projeto alcançassem as famílias necessitadas. 

“As pessoas da Terra do Kalunga são isoladas. Sem comunicação direta com a cidade mais próxima, eles ainda vivem da plantação e da pesca e estão limitados à conservação dos alimentos através da salga”, conta João Tercio, emocionado. “O fornecimento de energia, mesmo que pequeno, possibilitou a perspectiva de uma vida melhor para todos”.

O fornecimento da iluminação se dá por meio da captação de energia solar, viabilizada pela instalação de placas fotovoltaicas nos telhados das residências, ainda feitos de fardos de palha. A implantação desse sistema visa substituir o uso de lamparinas alimentadas óleo com diesel por lâmpadas de led. Além de proporcionar luminosidade muito maior, a troca elimina o risco de incêndio e a intoxicação pela fumaça expelida pelas lamparinas.

O projeto do ganhador do prêmio Servidor Cidadão 2018 já beneficiou cerca de 107 famílias no Brasil e duas em Moçambique, na África. “Participar dessa causa me trouxe uma experiência única. Ela me tirou da simplicidade da rotina e, a partir da perseverança dos quilombolas, serviu de exemplo a ser seguido”, concluiu o vencedor.

O projeto Pisco de Luz será agraciado pela Campanha “Natal Solidário do TST 2018”. O Prêmio Servidor Cidadão está regulado pelo Ato 381/2018 da Presidência.

Votação

Sete servidores se inscreveram para concorrer  ao Prêmio. A escolha do vencedor foi feita mediante votos pela intranet. João Tercio recebeu 90 votos, de um total de 400, acumulando 22,50% dos votos. Confira a tabela com todos os votos:

Nome

Votos

Porcentagem

João Tercio Silva Afonso

90

22,50%

Nayara Kelly Alves e Silva

74

18,50%

Lúcia Helena Galvão Maya

68

17,00%

Sue Ellen Karla Souza Brandão

52

13,00%

Liliane Habib Vieira Mendes

49

12,25%

Marcella Demberg Tito

41

10,52%

Anna Waleska Rodrigues Maux

25

6,25%

 

 

 

Total de respostas

400

100,00%

 

(Igor Tarcízio/CF Foto: Giovanna Bembom)

Última Modificação: 10 de Outubro de 2018 às 07:42 PM

 


Conteúdo de Responsabilidade da SECOM
Secretaria de Comunicação Social
Email: secom@tst.jus.br
Telefone: 3043-4907