Servidores aprendem técnicas para contar histórias de forma criativa e inovadora

Em: 11 de Setembro de 2018 às 06:36 PM

Contar histórias utilizando recursos visuais, além das palavras, é umas das mais novas formas de se comunicar. A técnica, conhecida como “storytelling”, já é utilizada por grandes empresas e instituições e foi tema de um workshop destinado aos servidores da Secretaria de Comunicação Social (SECOM), da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (CDEP) e da Secretaria da Tecnologia da Informação (SETIN).

“A proposta do curso foi ajudar as pessoas a se comunicar com uma nova linguagem, por meio de uma síntese visual, com elementos e recursos visuais adequados”, explicou o facilitador gráfico e storyteller, Márcio Reiff, que ministrou o curso.

De acordo com o especialista, a sociedade vivencia uma fase em que as pessoas estão cada vez mais atribuladas, sem tempo para longos textos. “O storytelling facilita a vida do leitor sintetizando as ideias e os acontecimentos com pequenos textos, desenhos ou gráficos”.

De uma maneira divertida e descontraída, os participantes do curso colocaram em prática os conhecimentos adquiridos. O jornalista Paulo Mondego, por exemplo, um dos editores das reportagens produzidas pela Coordenadoria de Rádio e TV, destacou que o curso colaborou muito para estimular a criatividade. "Podemos extrair desse curso ideias para os programas de televisão produzidos pelo TST, além de formas de gerar conteúdos inovadores e de nos aproximar das pessoas”, contou.

Já o assessor de relacionamento de Tecnologia da Informação, Welington Monteiro, disse que as etapas dos processos criativos aprendidos no curso serão úteis tanto no trabalho quanto na vida pessoal.

(NV/TG Fotos: Fellipe Sampaio)

Última Modificação: 11 de Setembro de 2018 às 06:40 PM

 


Conteúdo de Responsabilidade da SECOM
Secretaria de Comunicação Social
Email: secom@tst.jus.br
Telefone: 3043-4907