Consultores ensinam os caminhos para o planejamento financeiro

Em: 10 de Setembro de 2018 às 06:32 PM

Os consultores financeiros Pedro Jobim e Arthur Praxedes, da Rise Planejamento, apresentaram aos servidores do TST os “Três pilares de um planejamento financeiro que funciona”, nesta segunda-feira (10).

De acordo com Arthur Praxedes, o primeiro pilar é a segurança, ou seja, no planejamento deve ser levado em conta o que pode dar errado e ser considerado o risco de algum imprevisto. O segundo é a qualidade de vida que varia de acordo com o gasto do dinheiro (carro, imóvel,  viagem, etc.). E o terceiro pilar é a aposentadoria com independência financeira. “Com esses três pilares, a pessoa consegue montar um planejamento e se equilibrar de acordo com o que deseja”, salienta.

Pedro Jobim destacou que o planejamento financeiro serve para ajudar os investidores a tomar as decisões certas a partir de fatores como o acesso ao investimento, a tributação e o risco que pode correr. "Com isso em mente, é possível construir uma carteira de investimentos que facilite o alcance dos seus objetivos", afirma. 

Os consultores ainda tiraram as dúvidas dos participantes sobre previdência privada, consultoria financeira, fundo de ações, aposentadoria, seguros, imóveis, Funpresp-Jud e outros temas financeiros.

Kátia Aparecida da Silva, da Coordenadoria de Processos Eletrônicos, gostaria que a palestra tivesse sido mais direcionada para um planejamento mensal. "Meu salário está comprometido com moradia, alimentação, escola, combustível, água, luz, telefone. Não sobra para fazer o que ele sugeriu na palestra. Eu queria um método melhor para isso”, avaliou.

A servidora Maria Cristina Fernandes, da Quinta Turma,  achou a palestra esclarecedora, principalmente por pretender se aposentar em breve. “Ele falou no PGBL [plano de previdência privada] do Banco do Brasil", exemplificou. "Eu fiz o plano numa época e não gostei. Hoje em dia, acho que até seria interessante para mim. Mas gostei muito da palestra, ainda mais porque ganhei o livro do Gustavo Cerbasi  ‘Adeus, Aposentadoria’”.

(Viviane Gomes/CF Foto: Fellipe Sampaio)

 

 

Última Modificação: 10 de Setembro de 2018 às 06:36 PM

 


Conteúdo de Responsabilidade da SECOM
Secretaria de Comunicação Social
Email: secom@tst.jus.br
Telefone: 3043-4907