Servidores recebem aula de meditação em incentivo à saúde mental

Servidores recebem aula de meditação em incentivo à saúde mental

 

 

Dores nas costas? Estresse? Insônia? Estes serão os problemas combatidos por meio das aulas “Meditação: pausa produtiva” que teve início na manhã dessa segunda-feira (04).

Os encontros têm duração de apenas 15 minutos e irão ocorrer na sala de atividades do TST em Movimento, localizado no mezanino da Secretaria de Saúde, pela entrada do TST Saúde.

O instrutor das aulas, Fabrício Surya, apontou a importância de atividades como a meditação para a manutenção da saúde física e mental, especialmente para os funcionários do TST e comentou sobre a iniciativa do Tribunal em abordar esse tema aos seus colaboradores. “A meditação em si tem vários benefícios, mas específico aos servidores do TST são a melhora do rendimento, concentração e criatividade, por diminuírem o efeito do sedentarismo e do estresse”, comenta.

Surya ainda destaca a iniciativa do TST em proporcionar aos seus servidores um ambiente mais prazeroso por meio da meditação. “As aulas de meditação são um marco pro TST, pois essa iniciativa é presente em países como os Estados Unidos e Inglaterra que são muito beneficiados, mas aqui no Brasil ainda é uma atividade tímida.”

Durante os 15 minutos das aulas, são abordadas práticas simples de relaxamento muscular e mental com o incentivo de fazer com que os alunos levem os ensinamentos para casa.

A aula foi importante para a técnica judiciária em programação, Silvana Correa da Silva. “A meditação de hoje foi muito válida pra mim, por ter aliviado minha dor nas costas das minhas aulas de musculação. Mas consegui relaxar bastante e pretendo levar esses conhecimentos pra casa, porque é com a prática que a gente vai melhorando”, diz Silvana.

Já para o analista judiciário, Sérgio Sodré Pacheco “a aula foi interessante por se tratar de alguém que sabe o que é melhor para nossa mente. Alguém realmente experiente que nos ajuda a combater o sedentarismo. Fora que são 15 minutos prazerosos e relaxantes fora da nossa rotina de trabalho. Por isso, pretendo comparecer em ambas as aulas durante a semana”, disse.

As aulas vão ocorrer as segundas, das 8h30 às 8h45, e as sextas, das 13h30 às 13h45 e não necessitam de inscrição prévia para participação.

 

 (Tiago França/TG - Adaptações TST em Movimento)


 


Conteúdo de Responsabilidade da SECOM
Secretaria de Comunicação Social
Email: secom@tst.jus.br
Telefone: 3043-4907